31 de maio de 2010

Impressão digital no dente?

Uma pesquisa da Unicamp comprovou que o esmalte dos dentes também apresenta algumas marcas que são únicas para cada indivíduo, e, por isso, podem ser uma alternativa de identificação humana.

O esmalte dos dentes é formado por camadas de prismas em direções alternadas. Essas camadas formam as Bandas de Hunter-Schreger (HSB) que, quando vistas sob uma luz lateral, aparecem como faixas claras e escuras sucessivas, formando uma espécie de "impressão digital".

A descoberta foi feita pela cirurgiã-dentista Liza Lima Ramenzoni e deu origem a sua dissertação de mestrado pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - Unicamp.
A pesquisa é inédita no campo da histologia (ramo da biologia que estuda a estrutura microscópica normal de tecidos e órgãos).

O interesse pelo assunto surgiu depois de Liza ler um estudo publicado na revista Journal of Vertebrate Paleontology. O estudo mostrava que as tais Bandas de Hunter-Schreger de mamíferos pré-históricos, que viveram há 60 milhões de anos, estavam preservadas.

Muitas pessoas poderiam se perguntar qual é a vantagem de tudo isso, já que os exames de impressão digital e DNA chegam ao mesmo resultado. A vantagem é que a análise da impressão dental é bem mais barata, já que pode ser feita em qualquer consultório dentário, com equipamentos comuns. Sem contar o fato de que ela é mais rápida também, o resultado sai na mesma hora, enquanto um exame de DNA pode demorar até uma semana. No Brasil, cerca de 90% dos exames de reconhecimento feitos no Instituto Médico Legal (IML) são feitos através da impressão digital.

Para começar a por em prática, porém só há um problema: para que os reconhecimentos possam ser feitos através da impressão dental é preciso criar um banco de dados, igual a aquele feito quando se tira o RG, o que ainda não tem previsão. 

[Fonte de Pesquisa - Leia a matéria completa em PortalOpen]

Procuram-se doadores de sorrisos

Faculdades criam bancos de dentes humanos para acabar com o comércio clandestino de dentes e auxiliar na realização de pesquisas científicas

É importante que as pessoas saibam que qualquer dente pode ser doado, seja ele hígido, restaurado ou cariado. As instituições que receberem o material se encarregam de cuidar deles. Professores e alunos observarão as irregularidades mais comuns nos dentes, além de estudarem todos os problemas relacionados às cáries, o que facilitará a prevenção e o tratamento.

Os dentes doados também servem para testes de substâncias e materiais que buscam uma maior resistência ao dente, além de se obter resultados práticos para saber quais agentes de limpeza são eficazes na eliminação das cáries, quais agentes de cimentação são ideais para uma prótese, bem como a reação do tempo sobre eles. Tudo isso para que haja um progresso na qualidade dos materiais odontológicos e no conhecimento que transforma a Odontologia no país.

Curiosamente, e talvez pouco divulgado, é que os dentes também podem ser doados de pessoas com morte cerebral, assim como os outros órgãos do corpo, bastando, para isso, que os familiares autorizem.

Infelizmente, ainda não existem muitas centrais receptoras de dentes no Brasil, embora nos últimos anos tenha crescido consideravelmente o número de universidades interessadas em abrir um Banco de Dentes com o intuito de suprir as necessidades de seus alunos.

Para aqueles que queiram doar seus dentes:

Banco de Dentes Humanos da Faculdade de Odontologia da USP
Avenida Professor Lineu Prestes, 2227 - Cidade Universitária - São Paulo - SP - CEP 05508-900

Banco de Dentes da Faculdade São Leopoldo Mandic
Rua José Rocha Junqueira, 13 - Ponte Preta - Campinas - SP - CEP 13045-755


[Alessandro Polo / Sinog Odontologia de Grupo Ano II nº 5]

28 de maio de 2010

Dor de Dente

Nós sentimos dor quando algo está errado em nosso organismo. Com os dentes, não é diferente.
Se estivermos sentindo o dente doer, é porque algo está acontecendo com ele, e o melhor remédio, sem dúvida, é procurar um dentista.

Existem várias causas para a dor de dente, mas as mais comuns são: cárie, desgaste do esmalte, problemas na polpa do dente (canal), inflamações na gengiva e traumatismos dentários.

Uma das coisas interessantes é a diversidade de opiniões sobre remédios caseiros para curar a dor de dente.
Uma dica que é publicada na Internet constantemente, é colocar cravo da índia no buraco, chá de folha de eucalipto ou mesmo alho esmagadinho.
Os mais antigos dizem que comer maça em jejum ou molhar uma bolinha de algodão em alguma bebida forte (como a canela ou menta) e colocar em cima do dente, resolve.

De fato, são dicas com aspecto melhor do que a famosa broca. No entanto, o que importa é saber que logo no primeiro sinal de dor, devemos procurar um profissional da área odontológica, para que ele possa fazer um diagnóstico preciso e tratar o problema no início.

Cuide da sua saúde bucal!
Visite o seu dentista regularmente.

» O Convênio Odontológico Dental Plus possui diversas clínicas de Emergência 24 hs. Clique aqui e procure o consultório mais próximo de você.

27 de maio de 2010

Dentes de leite na fase adulta

A troca de dentes ocorre com praticamente todas as pessoas. É quando a dentição de leite (ou dentição decídua) cai, dando espaço à dentição permanente.

Durante a infância, temos 20 dentes. A alteração começa entre 5 e 7 anos. Primeiro, são trocados os oito da frente, e os demais são substituídos até o início da adolescência.
Já os adultos têm entre 28 e 32 dentes no total (a variação é em função do dente de siso, que pode ou não nascer).

Os dentes de leite só caem na presença de um dente permanente para poder substituí-lo. Conforme o dente permanente vai se formando, a raiz do dente de leite vai sendo reabsorvida, até que o dente se torne totalmente sem suporte e caia.

Pode acontecer do dente permanente não se formar, e o processo de reabsorção da raiz ficar interrompido, podendo o dente de leite permanecer até a fase adulta.
Neste caso, se o dente de leite estiver bem implantado no osso, pode ser mantido ali, a não ser que o paciente se incomode com a estética, já que os dentes de leite possuem uma aparência infantil. Mas o comum, é que o dente amoleça, prejudicando a mordida e podendo cair a qualquer momento. Para isso, basta um acompanhamento radiográfico.
Hoje, com a facilidade e acessibilidade aos implantes dentários, os dentes de leite retidos são extraídos e facilmente substituídos por implantes.

É importante que os pais saibam que os dentes das crianças começam a se formar já no útero materno, inclusive os permanentes, e continuam sua formação após o nascimento e desenvolvimento da criança. De acordo com o Dr. Fausto Medeiros Mendes, professor de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP, isso significa que uma infecção durante a gestação pode causar um defeito de formação nos dentes de leite ou permanentes.
A amamentação natural durante o primeiro ano de vida também é fundamental para a prevenção de muitas das más oclusões.

Curiosidade:
- Os dentes decíduos são chamados popularmente de "dente de leite" por terem uma coloração mais branca do que os dentes permanentes.
- Dentes de leite também podem ter cáries, e se esse processo não for tratado, pode ocasionar uma infecção e prejudicar a formação dos dentes permanentes.

26 de maio de 2010

Língua Fissurada

A língua fissurada, também conhecida por língua escrotal, apresenta fissuras em parte ou em toda a sua superfície.
É a anomalia congênita mais prevalente na cavidade bucal, estando presente em quase 6,0% da população.

O número, profundidade e dimensões dos sulcos na língua variam muito, porém, são em geral simétricos.
Em grande número dos casos, o paciente não percebe a alteração, a não ser que devido à infecção, o caso chame sua atenção.

Pelo caráter hereditário, é muito comum outro membro da família apresentar um quadro semelhante. Logo, a anamnese constitui um dos principais métodos para a condução do diagnóstico final.

Por se tratar de uma patologia benigna e sem maiores conseqüências, não há necessidade de tratamento específico, nem intervenção médica. Mas recomenda-se uma boa higienização na língua, para evitar que aqueles alimentos alojados nas fissuras possam fermentar e provocar inflamações, irritações, dor e ardência.

Escove bem os dentes e língua após cada refeição.
Clique aqui e saiba como manter uma boa higiene bucal.

25 de maio de 2010

Herpes Labial

O Herpes é uma infecção causada pelo vírus Herpes Simplex.
Esse vírus atravessa a pele, percorre o corpo por um nervo e se instala no organismo, até que venha a ser reativado.
Diversos fatores podem fazer com que ele seja reativado, como por exemplo, a exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, stress, ou qualquer outra infecção que diminua a resistência orgânica e a imunidade.

O Herpes pode aparecer em qualquer lugar da pele, mas é mais freqüente nos lábios.

Os principais sintomas são: coceira e ardência no local e posteriormente, pequenas bolhas avermelhadas e inchadas. Essas bolhas se rompem, liberando um líquido rico em vírus e formando uma ferida. Essa é a fase de maior risco de transmissão.

 A duração da doença é de 5 a 10 dias.
O quanto antes o tratamento for iniciado, menor será a intensidade das feridas.

Informações importantes:
- Não fure as bolhas
- Evite beijar ou falar muito próximo de outras pessoas
- Evite relações sexuais
- Lave sempre bem as mãos após manipular as feridas para evitar que a virose se acomode em outros locais do seu corpo, como órgãos genitais e mucosas oculares.

Qualquer suspeita do Herpes, o médico dermatologista deve ser consultado. É ele quem pode determinar os medicamentos adequados.

Lembrem-se: não compartilhe sua escovas de dente com outras pessoas. 

24 de maio de 2010

Odontologia do Sono

A odontologia do sono é utilizada no tratamento da síndrome da apnéia do sono.


Para quem não sabe, a apnéia do sono ocorre em razão da dificuldade da passagem ou interrupção total do fluxo do ar nas vias aéreas, provocando freqüentes despertares durante o sono, comprometendo na saúde e qualidade de vida da pessoa.


Segundo odontólogo Eduardo Rollo Duarteem entrevista para o "Programa do Jô"o peso é um fator de risco muito importante, mas talvez não seja o mais importante. Fatores anatômicos como a forma da mandíbula, da maxila assim como a língua e pescoço formam um conjunto de fatores que faz a pessoa ter ronco e também ter apnéia do sono. Ele afirma ainda, que a Odontologia do sono é ciência comprovada e eficaz.


O aparelho para o ronco é personalizado para cada paciente, deve ser encaixado na boca entre os dentes superiores e inferiores antes de dormir, evitando assim, que o paciente abra a boca durante o sono, ou até mesmo fale durmindo.
O objetivo do aparelho é tracionar a mandíbula, ou seja, ele reposiciona a mandíbula e ao fazer isso, ele mexe com todas as estruturas musculares da garganta e da faringe, tratando o ronco e a sonolência dos pacientes.



É extremamente importante um diagnóstico correto e a orientação de uma equipe multidisciplinar, da qual o cirurgião-dentista deve fazer parte, para a indicação do tratamento adequado a cada caso.


Para quem perdeu, assista a entrevista completa do Dr. Eduardo Rollo clicando aqui.


Tema sugerido pelo nosso amigo e colaborador Murilo.

21 de maio de 2010

Dental Plus na luta contra o frio

A Dental Plus agora é um dos pontos de arrecadação para a Campanha do Agasalho 2010.
As doações serão distribuídas nas entidades cadastradas no Fundo Social de Solidariedade de Santo André.

Lembrem-se de que o frio está chegando, e muitas pessoas não têm o que vestir.

Para ajudar é muito simples: Qualquer tipo de roupa (calça, camiseta, blusa, sapato, cobertores, etc) que você não usa mais, você pode doar!

Colocamos à disposição de vocês uma caixa no roll de entrada da Dental Plus, onde vocês podem depositar as doações.

» RUA CAMPOS SALES, Nº 694 - CENTRO - SANTO ANDRÉ
» Horário de atendimento: De segunda à sexta das 08 às 19 hs - Sábado das 08 às 12 hs.

Conto com vocês!

20 de maio de 2010

Plástica Dental

A plástica dental é uma modalidade da Odontologia que vem ganhando cada vez mais espaço.
Com materiais cada vez mais próximos do esmalte dentário, é possível reproduzir as estruturas naturais fielmente.
É indicada nos casos de dentes com restaurações antigas ou muito escuras, dentes fraturados, sem harmonia com os demais ou até mesmo dentes com má formação genética.

Essa técnica é bastante utilizada para fechar o espaço entre os incisivos centrais. O resultado é surpreendente.

São usadas pequenas facetas estéticas de porcelana ou resina.
Escolhe-se o tom mais próximo da cor dos demais dentes, ou você pode fazer o clareamento dentário antes, inclusive no dente que irá receber a faceta em uma coloração mais clara.

Essas facetas são finíssimas e muito delicadas. O manuseio requer muito cuidado.
O tempo de realização de um procedimento deste é de em média 1 hora para cada dente, e é indolor ao paciente.

A durabilidade é alta. O paciente poderá manter seus dentes por anos, mas a coloração pode oscilar, de acordo com a alimentação e higiene bucal.
A recomendação é que o paciente visite o dentista há cada 3 meses para manutenção.

Essa é uma ótima escolha para as pessoas que não estão satisfeitas com o seu sorriso.

[Fonte de Pesquisa: Dra. Renata Peron Rosa]

Tema sugerido pelo nosso amigo e colaborador Murilo.

19 de maio de 2010

Aparelho Ortodôntico Lingual

Existe uma técnica ortodôntica, em que o aparelho fixo é colado na parte interna dos dentes. Chamamos de "Ortodontia Lingual".

A principal vantagem, é que como os brackets são colados atrás dos dentes, eles ficam praticamente invisíveis. Também não faz com que os lábios fiquem para frente, evitando alterações no perfil da face.
Outro ponto positivo, é que após as refeições, a pessoa não se sente insegura ao sorrir, por exemplo.

As peças usadas no aparelho língual têm um design totalmente diferenciado, elaborado especialmente para aumentar a eficácia e o conforto.

No início pode ser um pouco incomodo. A língua terá que se adaptar a um corpo estranho. Pode haver alguns ferimentos, mas essa fase dura em média de 2 a 3 semanas.
A fala também pode ser afetada, mas nada que um tempo para adaptação não resolva.

O tempo de tratamento é o mesmo que o do aparelho ortodôntico convencional.
Por exigir mais dificuldade do profissional, normalmente esses tratamentos são mais caros, mas do ponto de vista estético, vale a pena.

Consulte o seu dentista!

Tema sugerido pelo nosso amigo e colaborador Murilo.

18 de maio de 2010

A saúde bucal dos dependentes químicos


O uso freqüente de substâncias químicas vem aumentando gradativamente, e isso acarreta diversos problemas para a saúde do dependente. O que muitos não sabem, são os efeitos catastróficos na saúde bucal dos usuários de drogas.

O álcool, tabaco, maconhacocaínacrack, entre outras - destroem não só o caráter do indivíduo, como comprometem uma série de alterações físicas.

Problemas como a xerostomiadesgastes dentaisperda ósseacáries mais profundas e freqüentes, problemas periodontaisbruxismomau hálitoqueimaduras e hipoestesia (falta de sensibilidade), são alguns dos principais efeitos colaterais do uso dessas substâncias ilícitas.

O princípio ativo da maconha prejudica a produção de células de defesa, fazendo com que a pessoa fique mais suscetível a infecções (incluindo a candidíase).

Com a alteração do sistema nervoso, hábitos como o Bruxismo também estão presentes, trazendo efeitos prejudiciais aos dentes e a ATM (articulação temporomandibular).

cocaína e o crack também causam danos à cavidade bucal. Para aumentar a absorção da droga, o usuário esfrega o pó na gengiva, o que causa irritação na mucosa e infecção na língua, podendo chegar a uma necrose dos tecidos.

O uso da cocaína provoca morte súbita por parada cardíaca ou infarto do miocárdio, por este motivo, nenhum tratamento odontológico é aconselhável, principalmente após o uso da substância.

Durante a anamnese do paciente, pode-se observar essas características, que são peculiares.
A interação com a equipe de profissionais e com os familiares é essencial para a recuperação dessas pessoas.

17 de maio de 2010

Xerostomia - O que é?

Xerostomia, também conhecida como "boca seca", é um sintoma relacionado à falta de saliva.
Essa falta de saliva pode causar um aumento de cáries, dificuldades em falar e comer, mau hálito e também faz com que a mucosa da boca fique mais vulnerável a infecções.

Ter a boca seca uma vez ou outra, pode ser normal, principalmente quando estamos tristes ou estressados, mas se você sente a boca seca sempre, você deve procurar o seu dentista.

Existem várias razões que levam as glândulas salivares a não funcionarem: Efeitos colaterais de alguns medicamentos, diabetes, HIV, radioterapia, quimioterapia, menopausa e o próprio fumo.

Os principais sintomas da Xerostomia são: sensação de queimação na língua, secura na garganta, lábios rachados, gosto metálico na boca, mau hálito freqüente e dificuldade de mastigar e falar.

O primeiro passo para o tratamento da boca seca, é diagnosticar a causa, por exemplo: se for em função de uma medicação, seu médico poderá suspender o uso.

Existem alguns medicamentos que estimulam a produção de saliva, e que ajudam as glândulas a funcionarem melhor. Mas se o seu caso não for tão grave, seu dentista pode recomendar um hidratante bucal.

Beber bastante água, mascar gomas sem açúcar e evitar o café e o tabaco são essenciais. 

14 de maio de 2010

Os riscos dos enxaguantes bucais

O pesquisador da faculdade de Saúde Pública da USP, Dr. Marco Antônio Manfredini, fez um levantamento sobre o uso de enxaguatórios bucais.
Baseado nas informações da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, de 2002 a 2007, o aumento do uso desses produtos foi de 190%.

Enxaguantes bucais não são essenciais para a saúde oral, e o uso de substâncias com álcool em sua composição, aumentam inclusive, os riscos de câncer de boca e da faringe. 

Apesar desse tipo de produto ser indicado para combater o mau hálito em boa parte da publicidade, o Dr. Manfredini afirma que "Do ponto de vista da higiene bucal, não é necessário. Quem tem boa higiene bucal geralmente não tem halitose [mau hálito] e, se tiver, não será o enxaguatório que vai resolver o problema".

Hoje já existem no mercado produtos sem álcool, mas devem ser usados com moderação, pois são indicados para situações específicas e temporárias.

Curiosidade:
Existem alguns efeitos colaterais para o uso indevido, tais como: alteração no paladar e na coloração dos dentes e maior calcificação da placa bacteriana

13 de maio de 2010

Dentistas identificam sinais de violência doméstica

De acordo com a pesquisa de Andreza Cristina Massoni, da pós-graduação em Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco, os os dentistas podem ajudar a disgnosticar sinais de violência e maus-tratos em crianças, jovens e idosos.

Durante um abuso ou violência, é possível observar marcas de queimaduras, lacerações, fraturas, mordidas e outros hematomas. 

Para a Andrezza, a identificação imediata e relato desses maus-tratos é fundamental, para evitar que essas e outras agressões voltem a acontecer.

A responsabilidade social caminha ao lado da responsabilidade profissional.
Denunciem qualquer situação suspeita às agências de proteção à criança

[Fonte de Pesquisa: Circular Sinog]

12 de maio de 2010

Cuidados com a chupeta

O uso da chupeta é preocupante e apresenta diversos efeitos negativos sobre os dentes e a fala da criança. Entretanto, os pesquisadores têm se preocupado mais com a contaminação, fato em que os pais não dão muita atenção.

Inúmeras bactérias são transportadas da chupeta para o organismo da criança, desenvolvendo doenças como a candidose (clique aqui para ver foto da doença), cáries, diarréiasparasitoses intestinais, dentre outros.

Toda embalagem contém as instruções de ferver a chupeta antes de sua utilização, mas é importante que os pais saibam que toda chupeta deve ser desinfetada uma vez ao dia com um antimicrobiano, o gluconato de clorexidina a 0,12%, acondicionado em um frasco spray (que pode ser facilmente encontrado em farmácias).
Antes que a criança utilize novamente, a chupeta deve ser lavada em água corrente.



Se você não tiver facilidade em encontrar o antimicrobiano, ferva a chupeta, diariamente, por aproximadamente 15 minutos. Isso já irá ajudar.

Acompanhe qualquer alteração estranha, qualquer machucado na boca, língua e gengivas.
Mesmo que a criança ainda não tenha todos os dentes, leve-o sempre ao dentista.

Protetor Bucal

Praticar esportes é muito importante para a saúde e o condicionamento físico, mas cuidar da saúde bucal durante os exercícios é fundamental.

Qualquer atividade esportiva que tenha a possibilidade de queda ou contato com objetos voadores - como o futebol, basquete, beisebol, hóquei, skate, ginástica, ciclismo - ou qualquer outra atividade que coloque em risco a sua boca, exige a utilização de protetores bucais.

O protetor bucal ideal é aquele que não se torna cômodo de usar, nem interfere na fala e na respiração. Ele deve ser flexível e resistente à ruptura.

Existem três tipos de protetores:
- feito sob medida: o dentista retira um molde da sua boca e faz o protetor de acordo com a sua arcada. São extremamente confortáveis.

- moldáveis em água quente: todos os protetores são do mesmo tamanho, mas você pode aquecê-lo em água quente para amolecer. Mordendo o plástico ainda quente, você o molda de acordo com a sua boca, o que permite um melhor encaixe nos dente. Esses protetores são facilmente encontrados em lojas esportivas.

- protetor comum: são mais baratos, pré-moldados e prontos para o uso, mas não são indicados por não se ajustarem bem aos dentes e dificultarem na fala e na respiração.

É importante ressaltar que o protetor bucal é um acessório individual e que deve ser trocado a cada temporada, ou a cada revisão dentária (de 6 em 6 meses). 

10 de maio de 2010

Os efeitos do cigarro para a saúde bucal


Que o cigarro é o grande vilão da saúde, todos nós já sabemos. Mas o tabaco é um grande fator de risco para a saúde bucal também, e precisamos levar isso em consideração.

Os principais danos causados pelo fumo são: o câncer bucal, a doença periodontal (problemas na gengiva), a halitose (mau hálito) e provoca manchas escuras nos dentes. Além disso, as substância presentes no cigarro também diminuem o fluxo da saliva, provocando dificuldades na mastigação e deglutição.

De acordo com o INCA, o consumo de tabaco causa aproximadamente 50 doenças diferentes e um fumante adoece em média 2 a 3 vezes mais que um não-fumante.
Na composição do cigarro estão mais de 4.720 substâncias, dentre elas mais de 60 são capazes de causar danos ao nosso organismo.


Consulte agora mesmo o seu dentista e cuide da sua saúde!

[Fonte de Pesquisa: Circular Sinog]

7 de maio de 2010

Palitar os dentes: NÃO!

Palitar os dentes é um hábito pré-histórico. É um hábito tão antigo quanto a própria humanidade.

A Palentologista norte-americana Leslea Jane Hulsko, em uma de suas pesquisas, conseguiu provar analisando um dente com idade estimada em 1,8 milhões de anos, que naquela época já se usava pedaços de plantas curvas e talos de gramíneas para limpar os dentes ou aliviar algum incômodo na boca.

Os palitinhos de madeira que conhecemos hoje foram inventados pelo americano Charles Foster. Em 1870, sua fábrica produzia mais de 1 milhão de palitos por dia.

Além de ir contra as regras básicas de etiqueta, palitar os dentes pode ser muito prejudicial para a sua saúde bucal.
Como eles são frágeis, eles podem se quebrar e machucar a gengiva ou mesmo ficar preso entre os dentes.
Sem contar o risco de engolir o palito e acabar em uma mesa de cirurgia.

Nada substitui uma boa escovação e o uso do fio dental após cada refeição.
O seu dentista agradece! 

Bom final de semana para todos!

6 de maio de 2010

Santa Apolônia - Padroeira dos Dentistas

Vocês sabiam que existe uma Santa padroeira dos Dentistas e daqueles que sentem dor de dente?

Santa Apolônia sofreu muito em Alexandria, no Egito, durante uma perseguição contra o Cristianismo.
Historiadores dizem que ela teve todos os dentes arrancados e quebrados, de forma violenta.
Ameaçam queimá-la viva, se ela não blasfemasse contra Cristo. Então ela pede um momento e após fazer suas preces ajoelhada e ainda amarrada, ela se atira na fogueira e é queimada até a morte.

A maior parte de suas relíquias está preservada na própria Igreja de Santa Apolônia, que fica em Roma. Sua cabeça está na Basílica de Santa Maria, seus braços na Basílica de São Lourenço e partes da mandíbula na Catedral de São Basílio.

A Santa foi canonizada no ano 300 e é celebrada todo dia 09 de Fevereiro.
Tem veneração pela Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa Copta, e aparece representada nas imagens com uma tenaz (alicate) com um dente preso.

Oração à Santa Apolônia


Oh, bom Deus!
Rogamos que a intercessão da gloriosa e mártir de Alexandria, Santa Apolônia, nos livre de todas as enfermidades do rosto e da boca.
Lembrai-vos principalmente das criaturas inocentes e indefesas.
Afastai, se possível, a amargura das dores de dentes.
Iluminai, fortificai e protegei os cirurgiões-dentistas, para que sempre se dediquem ao próximo com o amor que de vós emana e nos seja dado usufruir de vosso reino...
Santa Apolônia, intercedei por nós.
Amém!

5 de maio de 2010

Prêmio Excelência Empresarial 2010 - CIESP

Temos satisfação em anunciar que a Dental Plus é vencedora do Prêmio Excelência Empresarial 2010 - CIESP.

O Prêmio visa reconhecer e fortalecer a importância de ações sociais e ambientais, motivar novos talentos e trabalhos empreendedores, reconhecer resultados e apresentar à sociedade a contribuição do setor empresarial na região.

Fomos rigorosamente avaliados por meio de sete critérios de excelência, na categoria "Prestadores de Serviços":

» Gestão Estratégica;
» Planejamento;
» Satisfação do cliente;
» Responsabilidade Sócio-ambiental;
» Inovação Tecnológica;
» Gestão de Pessoas;
» Geração de riquezas na região.

Parabéns à toda equipe e à todos os parceiros!

"Existem três tipos de empresas (e pessoas): As que fazem as coisas acontecer, as que ficam vendo as coisas acontecer e as que perguntam: O que aconteceu?" (Philip Kotler)



4 de maio de 2010

Síndrome de Down e a Saúde Bucal

A Síndrome de Down é uma das mais comuns anomalias mentais congênitas.
O primeiro caso da doença foi constatado pelo médico Inglês Langdon Down, em 1866.

Os portadores da Síndrome de Down precisam de muitos cuidados, e por isso alguns pais acabam deixando de lado questões essenciais, como a saúde bucal.
É importante enfatizar que a criança deve ser levada ao consultório odontológico já no primeiro ano de idade, mesmo que ainda não tenham nascido os dentinhos.

Entre as alterações de ordem dental, podemos citar o atraso do nascimento dos dentes. Mesmo que eles tenham mineralização completa, os dentes dos portadores da Síndrome de Down sofrem atraso na erupção.
Pesquisas mostram que mais de 80% dos pacientes apresentam alterações na estrutura dentária.

O curioso é que eles possuem baixa incidência de cáries. Diversos estudos afirmam que em função da erupção precoce e da morfologia dentária diferente, eles não possuem tanta cárie quanto as outras crianças. Apesar disso, os problemas periodontais (gengiva) são muito freqüentes, já que o organismo tem dificuldade para combater as bactérias e as crianças com dificuldade motora, não conseguem realizar uma higienização bucal de acordo.

Infelizmente não temos na grade curricular das faculdades de Odontologia uma matéria que estude crianças especiais, mas para quem se interessar por essa área, o Brasil possui diversos cursos de especialização, e principalmente, carência por estes profissionais.

Os portadores de Síndrome de Down são extremamente amorosos e fáceis de lidar, possibilitando um tratamento odontológico tranqüilo. E o quanto antes eles visitarem o consultório, mais simples serão os procedimentos.

[Fonte/Imagem: http://www.wwow.com.br

Dentadura - Prótese total

A Prótese é utilizada em casos de perda total dos dentes, mais comum na terceira idade.
Já que não são exatamente iguais aos dentes naturais, algumas pessoas podem ter dificuldades para se habituar.

Mesmo que seja bem cuidada, as recomendações dos dentistas é que se troque de dentadura a cada 5 anos, pelo desgaste dos dentes - que provocam dores faciais ou "calos" nas gengivas.

A dentadura inferior leva quatro vezes mais tempo para adaptação que a superior, mas quanto mais você mastigar e usá-la, melhor para se acostumar.
No início, evite grandes porções de alimentos, isso também irá lhe ajudar. Sintomas de "boca cheia", náuseas e enjôos tendem a passar logo.

Se tiver dificuldades em falar com a nova dentadura, uma dica é praticar as palavras em voz alta em frente ao espelho.

O tecido da gengiva é muito delicado e sensível, e as dentaduras são duras. Quase sempre elas irão provocar pequenos machucados na sua boca, por isso a visita ao dentista regular é importante, para que ele possa fazer os ajustes necessários.

Mesmo que não sejam dentes naturais, pessoas que tiveram problemas de acúmulo de tártaro no passado, certamente terão nas dentaduras. Por isso, sempre que se alimentar limpe sua prótese com uma escova macia. Uma dentadura suja nunca será uma dentadura confortável.
Hoje em dia existem diversos produtos efervescentes para higienização, que deve ser utilizado uma vez por semana, mas eles não substituem a escovação diária.

Nunca se esqueça da sua higiene bucal!
Faça bochechos com anti-sépticos bucais ou água filtrada e bicarbonato de sódio (2 colheres de chá em um copo com água).
Escove a sua língua com uma escova de cerdas macias e creme dental (ou use um limpador de língua, que é facilmente encontrado no mercado).