17 de maio de 2010

Xerostomia - O que é?

Xerostomia, também conhecida como "boca seca", é um sintoma relacionado à falta de saliva.
Essa falta de saliva pode causar um aumento de cáries, dificuldades em falar e comer, mau hálito e também faz com que a mucosa da boca fique mais vulnerável a infecções.

Ter a boca seca uma vez ou outra, pode ser normal, principalmente quando estamos tristes ou estressados, mas se você sente a boca seca sempre, você deve procurar o seu dentista.

Existem várias razões que levam as glândulas salivares a não funcionarem: Efeitos colaterais de alguns medicamentos, diabetes, HIV, radioterapia, quimioterapia, menopausa e o próprio fumo.

Os principais sintomas da Xerostomia são: sensação de queimação na língua, secura na garganta, lábios rachados, gosto metálico na boca, mau hálito freqüente e dificuldade de mastigar e falar.

O primeiro passo para o tratamento da boca seca, é diagnosticar a causa, por exemplo: se for em função de uma medicação, seu médico poderá suspender o uso.

Existem alguns medicamentos que estimulam a produção de saliva, e que ajudam as glândulas a funcionarem melhor. Mas se o seu caso não for tão grave, seu dentista pode recomendar um hidratante bucal.

Beber bastante água, mascar gomas sem açúcar e evitar o café e o tabaco são essenciais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário