18 de maio de 2010

A saúde bucal dos dependentes químicos


O uso freqüente de substâncias químicas vem aumentando gradativamente, e isso acarreta diversos problemas para a saúde do dependente. O que muitos não sabem, são os efeitos catastróficos na saúde bucal dos usuários de drogas.

O álcool, tabaco, maconhacocaínacrack, entre outras - destroem não só o caráter do indivíduo, como comprometem uma série de alterações físicas.

Problemas como a xerostomiadesgastes dentaisperda ósseacáries mais profundas e freqüentes, problemas periodontaisbruxismomau hálitoqueimaduras e hipoestesia (falta de sensibilidade), são alguns dos principais efeitos colaterais do uso dessas substâncias ilícitas.

O princípio ativo da maconha prejudica a produção de células de defesa, fazendo com que a pessoa fique mais suscetível a infecções (incluindo a candidíase).

Com a alteração do sistema nervoso, hábitos como o Bruxismo também estão presentes, trazendo efeitos prejudiciais aos dentes e a ATM (articulação temporomandibular).

cocaína e o crack também causam danos à cavidade bucal. Para aumentar a absorção da droga, o usuário esfrega o pó na gengiva, o que causa irritação na mucosa e infecção na língua, podendo chegar a uma necrose dos tecidos.

O uso da cocaína provoca morte súbita por parada cardíaca ou infarto do miocárdio, por este motivo, nenhum tratamento odontológico é aconselhável, principalmente após o uso da substância.

Durante a anamnese do paciente, pode-se observar essas características, que são peculiares.
A interação com a equipe de profissionais e com os familiares é essencial para a recuperação dessas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário