14 de maio de 2010

Os riscos dos enxaguantes bucais

O pesquisador da faculdade de Saúde Pública da USP, Dr. Marco Antônio Manfredini, fez um levantamento sobre o uso de enxaguatórios bucais.
Baseado nas informações da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, de 2002 a 2007, o aumento do uso desses produtos foi de 190%.

Enxaguantes bucais não são essenciais para a saúde oral, e o uso de substâncias com álcool em sua composição, aumentam inclusive, os riscos de câncer de boca e da faringe. 

Apesar desse tipo de produto ser indicado para combater o mau hálito em boa parte da publicidade, o Dr. Manfredini afirma que "Do ponto de vista da higiene bucal, não é necessário. Quem tem boa higiene bucal geralmente não tem halitose [mau hálito] e, se tiver, não será o enxaguatório que vai resolver o problema".

Hoje já existem no mercado produtos sem álcool, mas devem ser usados com moderação, pois são indicados para situações específicas e temporárias.

Curiosidade:
Existem alguns efeitos colaterais para o uso indevido, tais como: alteração no paladar e na coloração dos dentes e maior calcificação da placa bacteriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário