4 de maio de 2010

Dentadura - Prótese total

A Prótese é utilizada em casos de perda total dos dentes, mais comum na terceira idade.
Já que não são exatamente iguais aos dentes naturais, algumas pessoas podem ter dificuldades para se habituar.

Mesmo que seja bem cuidada, as recomendações dos dentistas é que se troque de dentadura a cada 5 anos, pelo desgaste dos dentes - que provocam dores faciais ou "calos" nas gengivas.

A dentadura inferior leva quatro vezes mais tempo para adaptação que a superior, mas quanto mais você mastigar e usá-la, melhor para se acostumar.
No início, evite grandes porções de alimentos, isso também irá lhe ajudar. Sintomas de "boca cheia", náuseas e enjôos tendem a passar logo.

Se tiver dificuldades em falar com a nova dentadura, uma dica é praticar as palavras em voz alta em frente ao espelho.

O tecido da gengiva é muito delicado e sensível, e as dentaduras são duras. Quase sempre elas irão provocar pequenos machucados na sua boca, por isso a visita ao dentista regular é importante, para que ele possa fazer os ajustes necessários.

Mesmo que não sejam dentes naturais, pessoas que tiveram problemas de acúmulo de tártaro no passado, certamente terão nas dentaduras. Por isso, sempre que se alimentar limpe sua prótese com uma escova macia. Uma dentadura suja nunca será uma dentadura confortável.
Hoje em dia existem diversos produtos efervescentes para higienização, que deve ser utilizado uma vez por semana, mas eles não substituem a escovação diária.

Nunca se esqueça da sua higiene bucal!
Faça bochechos com anti-sépticos bucais ou água filtrada e bicarbonato de sódio (2 colheres de chá em um copo com água).
Escove a sua língua com uma escova de cerdas macias e creme dental (ou use um limpador de língua, que é facilmente encontrado no mercado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário