6 de maio de 2010

Santa Apolônia - Padroeira dos Dentistas

Vocês sabiam que existe uma Santa padroeira dos Dentistas e daqueles que sentem dor de dente?

Santa Apolônia sofreu muito em Alexandria, no Egito, durante uma perseguição contra o Cristianismo.
Historiadores dizem que ela teve todos os dentes arrancados e quebrados, de forma violenta.
Ameaçam queimá-la viva, se ela não blasfemasse contra Cristo. Então ela pede um momento e após fazer suas preces ajoelhada e ainda amarrada, ela se atira na fogueira e é queimada até a morte.

A maior parte de suas relíquias está preservada na própria Igreja de Santa Apolônia, que fica em Roma. Sua cabeça está na Basílica de Santa Maria, seus braços na Basílica de São Lourenço e partes da mandíbula na Catedral de São Basílio.

A Santa foi canonizada no ano 300 e é celebrada todo dia 09 de Fevereiro.
Tem veneração pela Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa Copta, e aparece representada nas imagens com uma tenaz (alicate) com um dente preso.

Oração à Santa Apolônia


Oh, bom Deus!
Rogamos que a intercessão da gloriosa e mártir de Alexandria, Santa Apolônia, nos livre de todas as enfermidades do rosto e da boca.
Lembrai-vos principalmente das criaturas inocentes e indefesas.
Afastai, se possível, a amargura das dores de dentes.
Iluminai, fortificai e protegei os cirurgiões-dentistas, para que sempre se dediquem ao próximo com o amor que de vós emana e nos seja dado usufruir de vosso reino...
Santa Apolônia, intercedei por nós.
Amém!

2 comentários:

  1. Que interessante! Nunca imaginei que houve-se uma santa pra dor de dente (=

    ResponderExcluir
  2. Os Dentistas, os futuros Dentistas e as pessoas que sofrem de problemas bucais, merecem sem dúvida uma Santa que possa ajudar a amenizar os problemas. Sempre me corta o coração ver as pessoas sofrendo com problemas bucais. É tão triste. Principalmente crianças com cárie e deformações nas arcadas dentárias. Que Santa Apolônia abênçoe todas as bocas do mundo. Amém!

    ResponderExcluir