27 de maio de 2010

Dentes de leite na fase adulta

A troca de dentes ocorre com praticamente todas as pessoas. É quando a dentição de leite (ou dentição decídua) cai, dando espaço à dentição permanente.

Durante a infância, temos 20 dentes. A alteração começa entre 5 e 7 anos. Primeiro, são trocados os oito da frente, e os demais são substituídos até o início da adolescência.
Já os adultos têm entre 28 e 32 dentes no total (a variação é em função do dente de siso, que pode ou não nascer).

Os dentes de leite só caem na presença de um dente permanente para poder substituí-lo. Conforme o dente permanente vai se formando, a raiz do dente de leite vai sendo reabsorvida, até que o dente se torne totalmente sem suporte e caia.

Pode acontecer do dente permanente não se formar, e o processo de reabsorção da raiz ficar interrompido, podendo o dente de leite permanecer até a fase adulta.
Neste caso, se o dente de leite estiver bem implantado no osso, pode ser mantido ali, a não ser que o paciente se incomode com a estética, já que os dentes de leite possuem uma aparência infantil. Mas o comum, é que o dente amoleça, prejudicando a mordida e podendo cair a qualquer momento. Para isso, basta um acompanhamento radiográfico.
Hoje, com a facilidade e acessibilidade aos implantes dentários, os dentes de leite retidos são extraídos e facilmente substituídos por implantes.

É importante que os pais saibam que os dentes das crianças começam a se formar já no útero materno, inclusive os permanentes, e continuam sua formação após o nascimento e desenvolvimento da criança. De acordo com o Dr. Fausto Medeiros Mendes, professor de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP, isso significa que uma infecção durante a gestação pode causar um defeito de formação nos dentes de leite ou permanentes.
A amamentação natural durante o primeiro ano de vida também é fundamental para a prevenção de muitas das más oclusões.

Curiosidade:
- Os dentes decíduos são chamados popularmente de "dente de leite" por terem uma coloração mais branca do que os dentes permanentes.
- Dentes de leite também podem ter cáries, e se esse processo não for tratado, pode ocasionar uma infecção e prejudicar a formação dos dentes permanentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário