Para quem não sabe, a apnéia do sono ocorre em razão da dificuldade da passagem ou interrupção total do fluxo do ar nas vias aéreas, provocando freqüentes despertares durante o sono, comprometendo na saúde e qualidade de vida da pessoa.
Segundo odontólogo Eduardo Rollo Duarte, em entrevista para o "Programa do Jô", o peso é um fator de risco muito importante, mas talvez não seja o mais importante. Fatores anatômicos como a forma da mandíbula, da maxila assim como a língua e pescoço formam um conjunto de fatores que faz a pessoa ter ronco e também ter apnéia do sono. Ele afirma ainda, que a Odontologia do sono é ciência comprovada e eficaz.
O aparelho para o ronco é personalizado para cada paciente, deve ser encaixado na boca entre os dentes superiores e inferiores antes de dormir, evitando assim, que o paciente abra a boca durante o sono, ou até mesmo fale durmindo.
O objetivo do aparelho é tracionar a mandíbula, ou seja, ele reposiciona a mandíbula e ao fazer isso, ele mexe com todas as estruturas musculares da garganta e da faringe, tratando o ronco e a sonolência dos pacientes.
É extremamente importante um diagnóstico correto e a orientação de uma equipe multidisciplinar, da qual o cirurgião-dentista deve fazer parte, para a indicação do tratamento adequado a cada caso.
Para quem perdeu, assista a entrevista completa do Dr. Eduardo Rollo clicando aqui.
Tema sugerido pelo nosso amigo e colaborador Murilo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário