30 de março de 2010

Dentes Sensíveis



Os dentes sensíveis afetam uma grande parte da população, causando dor ou desconforto ao ingerir bebidas e alimentos quentes, frios, ácidos ou doces. Acredita-se que um a cada quatro adulto tenha esse tipo de problema.

Isso ocorre quando o esmalte do dente se desgasta, reduzindo a proteção. Ou quando a gengiva se retrai, deixando a raiz do dente exposta.

Para evitar essa hipersensibilidade, evite principalmente refrigerantes, que causam a erosão desse esmalte. Bruxismo (hábito de ranger os dentes), e a escovação incorreta, muito forte ou em um número de vezes muito maior do que três ao dia.
Dentes lascados ou fraturados, também causam esse desconforto.
Há também outras possibilidades de corrosão do esmalte dentário, como por exemplo: certas pastas de dente e enxaguantes bucais, BULIMIA e refluxo.

Curiosidade:
Pesquisadores do Instituto de Saúde Oral da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, fizeram um estudo sobre o suco de laranja e constaram que o ácido da fruta é tão forte, que diminui a dureza do esmalte dentário em 84%.

Antes de começar o tratamento de dentes sensíveis, o primeiro passo é descobrir a causa, sempre com o auxilio de um dentista, que pode tanto lhe indicar uma escova de cerdas mais macias, quanto aplicar verniz de flúor nas áreas de mais sensibilidade para ajudar a fortalecer os dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário