12 de maio de 2010

Protetor Bucal

Praticar esportes é muito importante para a saúde e o condicionamento físico, mas cuidar da saúde bucal durante os exercícios é fundamental.

Qualquer atividade esportiva que tenha a possibilidade de queda ou contato com objetos voadores - como o futebol, basquete, beisebol, hóquei, skate, ginástica, ciclismo - ou qualquer outra atividade que coloque em risco a sua boca, exige a utilização de protetores bucais.

O protetor bucal ideal é aquele que não se torna cômodo de usar, nem interfere na fala e na respiração. Ele deve ser flexível e resistente à ruptura.

Existem três tipos de protetores:
- feito sob medida: o dentista retira um molde da sua boca e faz o protetor de acordo com a sua arcada. São extremamente confortáveis.

- moldáveis em água quente: todos os protetores são do mesmo tamanho, mas você pode aquecê-lo em água quente para amolecer. Mordendo o plástico ainda quente, você o molda de acordo com a sua boca, o que permite um melhor encaixe nos dente. Esses protetores são facilmente encontrados em lojas esportivas.

- protetor comum: são mais baratos, pré-moldados e prontos para o uso, mas não são indicados por não se ajustarem bem aos dentes e dificultarem na fala e na respiração.

É importante ressaltar que o protetor bucal é um acessório individual e que deve ser trocado a cada temporada, ou a cada revisão dentária (de 6 em 6 meses). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário