31 de março de 2010

Tratando um canal

Antigamente, para dentes com a raiz prejudicada ou morta, a única opção era arrancá-los. Hoje em dia, existe um tratamento eficaz, que trata corretamente e restaura o dente.

De modo geral, o tratamento de canal é indicado sempre que a polpa encontra-se inflamada ou necrosada em virtude de cáries profundas.

O especialista em Endodontia pode realizar o tratamento de canal em uma ou várias etapas, mas em todos os casos o tratamento é feito da seguinte forma: é feita uma abertura no dente, toda a polpa infeccionada é retirada (esse procedimento chama-se pulpectomia), o espaço dessa polpa é limpo e alargado com um instrumento chamado "lima"; e em seguida o canal é preenchido com um material flexível em forma de cone. Feito isso, o dente é restaurado.


Em casos onde o tratamento exige mais de uma visita ao consultório, é colocado uma espécie de curativo, que impede o canal de ser contaminado por restos de alimentos ou bactérias.

Alguns sintomas:
A dor de dente, nesse caso, é bem localizada. Dói quando você mastiga, quando você abaixa a cabeça tem-se a sensação de que o dente está pesado, e em épocas de calor a dor aumenta também.

Curiosidades:
- Tratar o canal não faz com o dente seja considerado como um dente morto. Embora ele não tenha mais sua estrutura vital no seu interior, o dente continua sendo envolvido por um ligamento vivo.
- O dente com canal tratado pode voltar a doer se não receber uma restauração definitiva ou se ocorrer uma outra cárie profunda.

Se o canal não for tratado, haverá consequências mais sérias, como inchaço, febre e a presença de bactérias na corrente sanguínea.

O custo desse tratamento endodôntico de forma particular é muito alto.

Convênio Odontológico Dental Plus oferece os melhores dentistas da área. Clique aqui e verifique qual o consultório mais próximo da sua região.

Um comentário:

  1. Excelente blogger,com conteúdo educacional e de orientação.

    Parabéns.

    visite o meu:
    www.jayeshjunior.blogspot.com
    Dinelzirio dos Santos Junior
    www.iarossi.com.br

    ResponderExcluir