31 de maio de 2010

Procuram-se doadores de sorrisos

Faculdades criam bancos de dentes humanos para acabar com o comércio clandestino de dentes e auxiliar na realização de pesquisas científicas

É importante que as pessoas saibam que qualquer dente pode ser doado, seja ele hígido, restaurado ou cariado. As instituições que receberem o material se encarregam de cuidar deles. Professores e alunos observarão as irregularidades mais comuns nos dentes, além de estudarem todos os problemas relacionados às cáries, o que facilitará a prevenção e o tratamento.

Os dentes doados também servem para testes de substâncias e materiais que buscam uma maior resistência ao dente, além de se obter resultados práticos para saber quais agentes de limpeza são eficazes na eliminação das cáries, quais agentes de cimentação são ideais para uma prótese, bem como a reação do tempo sobre eles. Tudo isso para que haja um progresso na qualidade dos materiais odontológicos e no conhecimento que transforma a Odontologia no país.

Curiosamente, e talvez pouco divulgado, é que os dentes também podem ser doados de pessoas com morte cerebral, assim como os outros órgãos do corpo, bastando, para isso, que os familiares autorizem.

Infelizmente, ainda não existem muitas centrais receptoras de dentes no Brasil, embora nos últimos anos tenha crescido consideravelmente o número de universidades interessadas em abrir um Banco de Dentes com o intuito de suprir as necessidades de seus alunos.

Para aqueles que queiram doar seus dentes:

Banco de Dentes Humanos da Faculdade de Odontologia da USP
Avenida Professor Lineu Prestes, 2227 - Cidade Universitária - São Paulo - SP - CEP 05508-900

Banco de Dentes da Faculdade São Leopoldo Mandic
Rua José Rocha Junqueira, 13 - Ponte Preta - Campinas - SP - CEP 13045-755


[Alessandro Polo / Sinog Odontologia de Grupo Ano II nº 5]

Nenhum comentário:

Postar um comentário