22 de abril de 2010

HIV x Saúde Bucal

O HIV é o vírus que causa a AIDS. Essa doença é transmitida através do contato com o sangue infectado (agulhas, transfusões) e também através da relação sexual sem proteção. Gestantes também transmitem o vírus para o bebê durante a gestação, parto ou através da amamentação.

Apesar de diversos remédios que retardam os efeitos da doença, ela ainda é mortal.
À medida que a infecção progride, o sistema imunológico se enfraquece, e a pessoa fica mais suscetível às infecções.

Alguns sintomas da AIDS podem influenciar diretamente na sua saúde bucal, como por exemplo: gengivas machucadas e sangrando, feridas, herpes, sapinho, candidíase bucal, úlceras, e etc.
Todo soro-positivo teve ter uma série de cuidados especiais. Aproximadamente 50% das pessoas infectadas pelo HIV possuem doenças na boca, decorrentes do vírus. Portanto, quanto mais cedo este problema for descoberto, mais fácil será o seu tratamento [fonte: soropositivo.org].

Muitas pessoas se preocupam com o risco de infecção através do consultório dentário. Mas precauções universais são utilizadas, que vão desde a limpeza do consultório, equipamentos e instrumentos esterilizados, até o uso de luvas e máscaras de proteção.

Como qualquer usuário dos serviços odontológicos, todo paciente soro-positivo deve ser atendido da melhor forma possível.

Ao visitar o seu dentista, informe suas condições de portador do vírus, incluindo exames laboratoriais e o uso de medicamentos.

Não se esqueça da sua saúde bucal!
Evite alimentos com muito açúcar e refrigerantes .
Não deixe de escovar os seus dentes e língua após as refeições, principalmente antes de dormir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário