4 de maio de 2010

Síndrome de Down e a Saúde Bucal

A Síndrome de Down é uma das mais comuns anomalias mentais congênitas.
O primeiro caso da doença foi constatado pelo médico Inglês Langdon Down, em 1866.

Os portadores da Síndrome de Down precisam de muitos cuidados, e por isso alguns pais acabam deixando de lado questões essenciais, como a saúde bucal.
É importante enfatizar que a criança deve ser levada ao consultório odontológico já no primeiro ano de idade, mesmo que ainda não tenham nascido os dentinhos.

Entre as alterações de ordem dental, podemos citar o atraso do nascimento dos dentes. Mesmo que eles tenham mineralização completa, os dentes dos portadores da Síndrome de Down sofrem atraso na erupção.
Pesquisas mostram que mais de 80% dos pacientes apresentam alterações na estrutura dentária.

O curioso é que eles possuem baixa incidência de cáries. Diversos estudos afirmam que em função da erupção precoce e da morfologia dentária diferente, eles não possuem tanta cárie quanto as outras crianças. Apesar disso, os problemas periodontais (gengiva) são muito freqüentes, já que o organismo tem dificuldade para combater as bactérias e as crianças com dificuldade motora, não conseguem realizar uma higienização bucal de acordo.

Infelizmente não temos na grade curricular das faculdades de Odontologia uma matéria que estude crianças especiais, mas para quem se interessar por essa área, o Brasil possui diversos cursos de especialização, e principalmente, carência por estes profissionais.

Os portadores de Síndrome de Down são extremamente amorosos e fáceis de lidar, possibilitando um tratamento odontológico tranqüilo. E o quanto antes eles visitarem o consultório, mais simples serão os procedimentos.

[Fonte/Imagem: http://www.wwow.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário