26 de maio de 2010

Língua Fissurada

A língua fissurada, também conhecida por língua escrotal, apresenta fissuras em parte ou em toda a sua superfície.
É a anomalia congênita mais prevalente na cavidade bucal, estando presente em quase 6,0% da população.

O número, profundidade e dimensões dos sulcos na língua variam muito, porém, são em geral simétricos.
Em grande número dos casos, o paciente não percebe a alteração, a não ser que devido à infecção, o caso chame sua atenção.

Pelo caráter hereditário, é muito comum outro membro da família apresentar um quadro semelhante. Logo, a anamnese constitui um dos principais métodos para a condução do diagnóstico final.

Por se tratar de uma patologia benigna e sem maiores conseqüências, não há necessidade de tratamento específico, nem intervenção médica. Mas recomenda-se uma boa higienização na língua, para evitar que aqueles alimentos alojados nas fissuras possam fermentar e provocar inflamações, irritações, dor e ardência.

Escove bem os dentes e língua após cada refeição.
Clique aqui e saiba como manter uma boa higiene bucal.

7 comentários:

  1. Meu namorado possui esta anomalia...obrigada pela dica!Foi muito esclarecedora!

    ResponderExcluir
  2. legal!
    Pela primeira vez possuo esclarecimento específico sobre este tipo de lingua. De vez em quando sofro com algumas inflamações que aparecem, deixando-a dolorida e áspera. Gostaria de saber que tipo de remédio poderia usar neste caso.

    Graça
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. E, quando as fissuras são verticais e profunda, tambem são denominadas de escrotal ou fissuradas?
    Eli Miri

    ResponderExcluir
  4. Tenho esse tipo de anomalia, mais me incomoda muito, pois não posso comer frutas como abacaxi, e nem beber suco do próprio abacaxi e nem de limão. levo minha vida no esforço, tem dias que me sinto bem mais outros não dar nem pra abrir a boca, pois pelo fato dos sucos derem profundos me incomoda muito não chega a sangrar, mais arde muito a língua, gostaria de uma ajuda de vocês que são profissionais. me chamo: Gutemberg

    ResponderExcluir
  5. Minha Lingua é Desse Jeito Mais eu nunca tive Inflamaçoes ou Inchaço!

    ResponderExcluir
  6. Nunca havia percebido... Minha irmã que um dia desses comentou que a minha língua era toda cortada! Não sinto nada demais, apenas quis saber se era algo que futuramente pudesse trazer algum transtorno. Tô aliviada!!!

    ResponderExcluir