30 de junho de 2010

Tatuagem Dental

Parece que para os viciados em tatuagem as pernas, costas e braços não são o suficiente. Tanto que o artista plástico e tatuador americano Steven Heward resolveu se especializar em tatuagem dental.

Este trabalho artístico é feito geralmente sobre os dentes molares e funciona da seguinte forma: primeiro é preciso fazer um molde da arcada dentária, a partir disso cria-se a coroa que será ilustrada e depois aplicada no dente escolhido.

A melhor parte é que se você se arrepender depois, você pode removê-la em apenas 5 minutos no consultório do seu dentista.

Veja mais algumas fotos a seguir:












































































Gostou? Leia também o artigo "Piercing no Dente".

[Fonte de Pesquisa/Imagens: Curiosidades da Net]

29 de junho de 2010

Estudo confirma relação entre periodontite e aterosclerose

*A aterosclerose é uma doença crônica  que afeta a parede das artérias, levando a formação de placas de gordura (ateromas) que podem comprometer o fluxo de sangue.


*Periodontite é uma doença crônica, resultado de um processo inflamatório iniciado nos tecidos de suporte a gengiva.


Pesquisas realizadas na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP confirmaram que há relações entre a periodontite e o desenvolvimento da aterosclerose em humanos.

Os resultados estão na tese de doutorado Periodontite e aterosclerose: a base de evidências, defendida no início de abril pela dentista Adriana Paiva Camargo Saraiva.


“Ao analisarmos os dados das pesquisas, concluímos que dentre compostos químicos que refletem risco para aterosclerose, chamados de marcadores sistêmicos, relacionados com a fisiopatologia da doença, os fatores lipídicos, ou seja, as gorduras, parecem fornecer os resultados que melhor refletem a associação entre periodontite e aterosclerose. Em todos os trabalhos que avaliaram esses marcadores foram relatadas a sua elevação na presença de periodontite e redução após o tratamento periodontal”, afirma Adriana.

O professor Mario Taba Jr., do Depto de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), considerou os resultados dos estudos de extrema importância, pois alertam a comunidade sobre a associação de problemas bucais.

[Fonte de Pesquisa: Sinog]

28 de junho de 2010

O futebol e o dentista

A atuação da odontologia para o futebol é fundamental. Infecções dentárias, se não tratadas, são as grandes causadoras de fortes dores de cabeça e até problemas cardíacos. Todos esses casos podem complicar a carreira do atleta e o seu rendimento em campo.

Por isso, a presença de um dentista nas comissões técnicas é importante. Atuando em conjunto com o médico e o treinador, o profissional tem a função de avaliar os jogadores e fazer todo um acompanhamento de prevenção.

Devido à pressão e à carga emocional, o dentista também precisa cuidar para que os jogadores não ranjam demais os dentes, fazendo com que a mordida fique prejudicada. Além disso, o futebol atual é mais veloz e os choques mais constantes. Hoje em dia existe um modelo de protetor bucal feito em consultório que se adapta perfeitamente à boca do jogador, sem que prejudique tanto a comunicação em campo.

“Num esporte de tanto contato quanto o futebol, é importante o atleta ter uma forma de evitar uma complicação dentária. A placa não elimina o impacto, mas diminui consideravelmente o problema”, contou o dentista Oscar Razuk, que tem mais de 20 anos de atuação nessa área.

“As coisas mais comuns com relação à manutenção periódica são o tratamento de tártaro e de filme biológico, que é a chamada placa bacteriana. Essas coisas podem causar uma inflamação e a conseqüência da inflamação é uma queda no rendimento do atleta. Portanto, é fundamental o acompanhamento periódico”, finalizou Razuk. 

Bom jogo para todos!

[Fonte de Pesquisa: Alfadente]

25 de junho de 2010

Chiclete faz mal?



chiclete é, na verdade, uma mania ou um vício perigoso?  
Em alguns determinados casos é contra-indicado, mas em outros pode ser consumido sem restrições.

Muitas pessoas recorrem aos chicletes porque gostam do sabor doce, outros tentam disfarçar o mau hálito

Segundo o gastroenterologista César Guerreiro, o consumo exagerado de chicletes pode trazer gases e gastrite"Quando o chiclete é mastigado, o corpo entende que deve dar início ao processo de digestão, aumentando a acidez do estômago sem que haja alimentos para tanto", explica. 


Se você gosta de mascar chicletes, veja abaixo algumas dicas importantes:
- Sempre escolha o chiclete sem açúcar, para evitar as cáries
- Tente mascar dos dois lados da boca, evitando a fadiga do músculo apenas de um lado.
- O chiclete é indicado para quem sofre de "boca seca". Ele ajuda a estimular a salivação.
- O chiclete não disfarça o mau cheiro para fumantes. A mistura do odor do cigarro com o chiclete fica insuportável para quem está por perto.
- O chiclete não camufla o mau hálito, o certo mesmo é escovar os dentes.
- Cuidado com obturações ou coroas nos dentes: o chiclete poderá "arrancar" todas elas, principalmente as bem antigas que poderão ter a presença de cáries por baixo.

Se você seguir as dicas, o chiclete poderá ser consumido sem problemas.
Ah! E evite mascar com a boca aberta, você ficará mais elegante! =)

CURIOSIDADE: Muitas substâncias foram utilizadas na composição dos chicletes até que Thomas Adams, na dúvida entre produzir pneus ou brinquedos, teve a idéia de mastigar a borracha com que trabalhava.

[Fonte de Pesquisa: DaBocaPraDentro e Saúde e Movimento]

24 de junho de 2010

Como é um dente por dentro?

- A coroa é a parte do dente que podemos ver.

- A raiz está inserida no osso e possui uma pequena abertura (forame) em sua extremidade. É através deste forame que passam vasos sangüíneos e nervos do periodonto para a polpa. A presença de outras aberturas comunicando a polpa ao periodonto é comum, como os canais acessórios.

- O esmalte é um tecido branco, duro e brilhante que recobre a coroa. É o tecido mais duro do corpo.

- A dentina constitui a maior parte do corpo do dente, e apesar de ser dura e parecer sólida, na verdade possui poros microscópicos. É importante que estes poros estejam recobertos, quer por esmalte, quer por uma restauração ou coroa artificial; caso contrário, as bactérias que causam a cárie presentes na saliva podem invadir estes túbulos.

- A polpa, comumente chamada de "nervo", na verdade possui veias e artérias além de fibras nervosas. Ela promove a nutrição do dente durante toda a vida.


[Fonte de Pesquisa: Forp]

23 de junho de 2010

Medo de agulha?

Para quem tem medo de agulha, a empresa Brasileira Driller desenvolveu um sistema computadorizado para controle de injeção líquido anestésico, o Inject Care.

O equipamento tem uma tradicional seringa camuflada como se fosse uma caneta leve e delicada. Essa forma permite ao profissional o manuseio mais adequado e a ausência do tremor das mãos, uma vez que o líquido é injetado pelo equipamento, sem a necessidade de comprimir algum tipo de êmbolo.

O problema da injeção, não é necessariamente o contato da agulha, e sim a entrada do líquido. Com o novo aparelho, o líquido entra devagar, por isso não provoca dor.

É embalado e esterilizado para cada paciente e muito fácil de manusear.

[Fonte de Pesquisa: Sinog e Segs]

22 de junho de 2010

Tratamento na infância - dentes saudáveis no futuro

Estudo desenvolvido na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) com 63 crianças comprova que, quanto mais cedo o tratamento da mordida cruzada, menores as chances de desenvolvimento de problemas estéticos e mastigatórios na adolescência e na fase adulta.

De acordo com os resultados da pesquisa conduzida pela cirurgiã-dentista Annicele da Silva Andrade, os pais precisam ter uma preocupação maior com o uso prolongado de chupetas e mamadeiras ou, até mesmo, para o hábito de chupar os dedos. Segundo Annicele, esses vícios precisam ser removidos até os três anos de idade, pois constituem uma das principais causas de desenvolvimento da má oclusão.

[Fonte de Pesquisa: Circular Sinog]

21 de junho de 2010

Tratamento dentário nas empresas


O Deputado Vanderlei Assis é autor do Projeto de Lei 422/07, que obriga todas as empresas a manterem serviços especializados em odontologia do trabalho.
O intuito do Deputado é que sejam despertados nos funcionários o interesse pela prevenção e manutenção da saúde bucal.

Caso o projeto seja aprovado, as empresas serão 360 dias para se adaptarem à Lei.

De acordo com o consultor em odontologia do trabalho, Ronaldo Radicchi, em média 15,19% dos trabalhadores têm algum problema de saúde bucal. Com base nesses resultados, as empresas só terão lucros se seguirem a Lei, evitando os transtornos e faltas dos funcionários.


[Fonte de Pesquisa: Circular Sinog]

18 de junho de 2010

Entrega do Prêmio Excelência Empresarial - CIESP 2010

No último dia 28 de maio, o CIESP Santo André realizou a entrega do "Prêmio Excelência Empresarial 2010", onde a Dental Plus recebeu o troféu na categoria "Prestadora de Serviços".

A cerimônia da premiação foi realizada na Mansão Padoveze, e também contou com uma palestra sobre Empreendedorismo.
Com aproximadamente 330 convidados, a repercussão do evento foi excelente.

Confira abaixo algumas fotos:






















































































[Fotos: CIESP]


17 de junho de 2010

Dental Plus e os Projetos Socioambientais

O Convênio Odontológico Dental Plus, empresa ganhadora do Prêmio Excelência Empresarial (CIESP 2010), além de toda a preocupação com o bom atendimento e qualidade nos serviços prestados, também tem enorme preocupação com o Meio Ambiente e a Sociedade em geral.
Com diversas atitudes sustentáveis, nós acreditamos que com pequenas mudanças de hábitos, podemos fazer a diferença.

» ANJOS DO SORRISO

O "Anjos do Sorriso" é um Projeto Social, que tem como objetivo visitar comunidades carentes, promovendo uma campanha de prevenção com crianças até 12 anos.
Com brincadeiras, palestras e exames clínicos, as crianças aprendem como cuidar da saúde bucal e são encaminhadas para tratamento em consultórios voluntários.

» CAMPANHA DO AGASALHO

O frio vem chegando e muitas pessoas não têm o que vestir, por isso a Dental Plus é um dos pontos de arrecadação de agasalhos e cobertores, que serão distribuídos nas entidades cadastradas no Fundo Social de Solidariedade de Santo André.

» RECICLAGEM DE LIXO

Não basta jogar o lixo no lixo, precisamos saber onde ele está sendo depositado.
Todo o lixo produzido são depositados em aterros sanitários, que estão cada vez mais saturados.
Na Dental Plus, todo esse material é separado em: papel, plástico, metal, vidro e orgânico, facilitando a coleta e a reciclagem, contribuíndo com o Meio Ambiente.

» DESCARTE INTELIGENTE DE LIXO TÓXICO

Materiais como baterias, pilhas e celulares não podem ser despejados no lixo comum. Eles têm um líquido tóxico em seus interiores, que ao entrar em contato com o solo e a água, contaminam a agricultura e a hidrografia. Os riscos de câncer, nesses casos, são enormes.
A Dental Plus tem um projeto de recolhimento desses materiais para descarte em locais apropriados.

» COPOS DESCARTÁVEIS

Se uma pessoa tomar dois cafés por dia, ao final do mês terá utilizado 60 copinhos descartáveis. Em um ano, 720 copos. Em uma empresa com 20 colaboradores, esse número aumenta para 14 mil (isso sem contar os copos de água).
Pensando nisso, a Dental Plus substituiu os copos descartáveis por canecas e squeezes individuais de materiais duráveis.

E não pára por aí. Mais ações estão por vir!

Você também pode mudar o mundo.
Pense nisso!

16 de junho de 2010

Dentes fracos: Isso existe?


Você já ouviu alguém dizer que tem dentes fracos? E se você descobrir que dentes fracos, não existem?

Os nossos dentes, unhas e ossos são formados por uma única matriz mineral, chamada de Hidroxiapatita. A única hipótese que alguém tem de ter dentes fracos, são aqueles que sofrem de Osteoporose, se este não for o seu caso, você tem dentes normais.

Se você tem cárie com frequência, o problema está na higiene bucal inadequada.
Se sente desconforto ao beber líquidos frios ou quentes, você tem dentes sensíveis, mas não dentes fracos.

Sempre consulte o seu dentista regularmente. Ele saberá lhe orientar.

MITO:
Na gravidez os dentes não ficam mais frágeis.


[Fonte de Pesquisa: Dicas Odontológicas]

15 de junho de 2010

Por que em algumas pessoas a anestesia não faz efeito?

Quando o dentista vai aplicar a anestesia, ele direciona a agulha para determinadas regiões onde presume estar às terminações nervosas

Porém, em algumas pessoas, a inervação não segue o caminho "normal", então ao aplicar a anestesia em uma região onde o nervo não está, de certo o agente não fará o efeito desejado.

Durante a consulta com o seu dentista, informe qualquer reação "estranha". Caso você esteja sentindo muita dor, avise-o. Sentir muita dor com o anestésico local não é normal. 

[Fonte de Pesquisa: Dicas Odontológicas]

14 de junho de 2010

Chupar balas aumenta o mau hálito


Se você está com mau hálito, é porque não está fazendo uma higiene bucal adequada.

Chupar balas, ao contrário do que muitos pensam, só faz aumentar o mau cheiro da boca. Isso, porque as bactérias se alimentam principalmente de açúcar.


Quer ter um hálito refrescante naturalmente? Então, siga algumas dicas:
- Não chupe balas ou coma doces entre as refeições;
- Após as refeições, faça uma boa higiene oral, com escovação, creme dental e fio dental;
- Se as dicas acima não forem o suficiente, procure imediatamente o seu dentista.

[Fonte de Pesquisa: Dicas Odontológicas]

11 de junho de 2010

Antibióticos x Dentes

Existem algumas crenças populares que os antibióticos danificam os dentes: uma é que como o antibiótico tem efeito sobre os microorganismos, as pessoas acham que isso destrói também a arcada dentária. E a outra é que o uso do antibiótico Tetraciclina causa manchas nos dentes das crianças, os quais poderiam ser percebidos pela população como cárie.

É importante salientar que o Tetraciclina só causa manchas (amareladas ou marrom-acinzentadas) no período de formação dos dentes. Se os dentes já estão formados ou mesmo presentes na boca, não causa efeito algum.

Em geral, todo medicamento indicado para crianças tendem a ser mais adocicados e ter sacarose na fórmula para que haja uma aceitação maior por parte delas. Mas o grande problema, é que os pais relaxam na higiene bucal dos filhos quando eles estão doentes, assim eles ingerem o medicamento e dormem sem fazer a escovação - aumentando o risco de desenvolvimento de cáries.

Então, o que causa malefícios à saúde bucal da criança não é o uso do antibiótico, mas a forma como ele é administrado.

A regra é simples: Escovar os dentes e passar o fio dental após cada dose da medicação, principalmente antes de dormir.
No caso de bebês, limpar a boca com uma fralda de tecido ou gaze umedecida com água filtrada.

CURIOSIDADE:
Quando um canal está infeccionado, não adianta tomar antibióticos; isso pode até piorar o quadro! Você deve ir ao seu dentista de confiança e permitir que ele execute o tratamento adequado.

10 de junho de 2010

Roer unhas faz mal

A Onicofagia, nome técnico para o hábito de roer as unhas, é sempre muito prejudicial. Além de abrir machucados que servem de porta de entrada para vírus, fungos, germes e bactérias - engolir pedaços de unha causa pequenas lesões no estômago ou no intestino.

Geralmente as pessoas começam a roer as unhas por algum desequilíbrio emocional, ansiedade, medo ou insegurança. "Nesses casos, o hábito se torna uma forma de descarregar tensões, de descontar no próprio corpo o que está errado", diz a psicóloga Vânia Sartori, da Unifesp.

Esse hábito é iniciado a partir dos três anos de idade e na adolescência isso passa a ser mais compulsivo, em função dessa fase ter maior incidência de nervosismos e ansiedades.

Além de todo o perigo de contaminação e danos no estômago, roer unhas provocam má oclusão dos dentes, desgaste do esmalte e faz com que os dentes fiquem fragilizados - aumentando o índice de cáries.

Por ser um hábito compulsivo de ordem emocional, medicamentos como anti-depressivos, técnicas de relaxamento e ainda terapias de aversão ao hábito (substâncias com gosto ruim sobre as unhas) podem ser utilizados. 

9 de junho de 2010

Por que as gengivas sangram?

Uma das maiores queixas dos pacientes, é que ao escovar os dentes ou passar o fio dental, a gengiva sangra. Se isso acontece, é um aviso de que alguma coisa vai mal e devemos tomar uma atitude para resolvermos o mais rápido possível.

Mesmo que as pessoas não liguem para isso, não é normal gengivas sangrarem.
O sangramento ocorre em consequência de um processo inflamatório ou infeccioso. Isso é causado por bactérias que habitam na região da gengiva.


Tudo isso tem solução!
Quando sua gengiva estiver sangrando, procure escovar mais naquela região e caprichar no fio dental. Se esse sangramento não cessar após a escovação criteriosa, procure imediatamente um dentista.

[Fonte de Pesquisa: Dicas Odontológicas]

8 de junho de 2010

ATM: Disfunção da Articulação

D-ATM, ou disfunção da articulação temporomandibular, é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente.

Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de D-ATM. Geralmente, a D-ATM dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante. A causa exata desta disfunção, em geral, é impossível de ser identificada.

Alguns dos sintomas mais comuns de D-ATM são:
-Dores de cabeça (freqüentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
-Um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
-Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
-Mandíbulas que "ficam presas", travam ou saem do lugar;
-Flacidez dos músculos da mandíbula;
-Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.

Como tratar a D-ATM?
Embora não exista uma cura para a D-ATM, existem diversos tratamentos que você pode seguir para diminuir consideravelmente os sintomas. Seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico preciso, através de uma história médica e dentária completa, um exame clínico e de radiografias adequadas.

[Fonte de Pesquisa: Colgate]

7 de junho de 2010

Primeiro a escova ou o fio dental?

Uma pergunta comum que os pacientes fazem aos dentistas é: "O que devo fazer primeiro: escovar os dentes ou passar o fio dental?". Na verdade, a seqüência não faz diferença, desde que você faça os dois procedimentos corretamente.

Embora a escovação remova a placa bacteriana das superfícies dos dentes, ela sozinha não remove nos lugares em que não alcança, como entre os dentes, por exemplo. Esses restos de alimentos que ficam escondidos são prejudiciais, e são os principais causadores da cárie e o mau hálito.

Pessoas com dificuldades de manusear o fio dental podem preferir outro tipo de limpador interdental. Se este é o seu caso, pergunte ao seu dentista como usá-lo corretamente, principalmente para evitar lesões nas gengivas.

Quer saber se você está fazendo um bom trabalho?

Seu dentista pode recomendar o uso de pastilhas evidenciadoras de placa, vendidas sem prescrição em farmácias e lojas de produtos de higiene bucal.
As pastilhas evidenciadoras de placa são mastigadas depois que você higieniza a boca. Um pigmento vermelho mancha a placa que não foi removida, mostrando os pontos que necessitam de limpeza adicional, como mostrado na foto abaixo:

2 de junho de 2010

Dental Plus e você!


Com o intuito de melhorar cada vez mais o nosso atendimento e o atendimento dos nossos prestadores credenciados, disponibilizamos em nosso website uma Pesquisa de Satisfação.

No caso dos associados, é possível avaliar o atendimento do dentista e da recepcionista, bem como o tempo de espera para esse atendimento, limpeza e organização do consultório.

Já no caso do dentista, avalia-se o atendimento da Dental Plus (via telefone, e-mail e fax), tempo de espera para aprovação de guias de tratamento, pagamento, e etc.

Qualquer um pode responder ao questionário, inclusive nos enviar sugestões, elogios e críticas.
Com a participação de todos, é possível manter sempre o nosso padrão de qualidade, e inovar cada vez mais.

Você também pode nos ajudar, enviando dicas de assuntos que gostaria de ler aqui no Blog. Basta enviar um E-mail para webmaster@dentalplus-sorria.com.br

Para acessar a Pesquisa de Satisfação do associado, clique aqui.
Pesquisa de Satisfação do dentista, aqui


1 de junho de 2010

Limpador de Língua

Apesar de ainda pouco divulgada, a limpeza da língua não é uma prática nova. Pessoas no Egito antigo já limpavam suas línguas.
As bactérias orais e os restos de alimentos fermentados formam a "saburra lingual", que é aquela placa esbranquiçada localizada na superfície da língua. Nesse processo, ocorre uma liberação de enxofre, em forma de Compostos Sulfurados Voláteis (CSV), que causam o mau hálito e são altamente tóxicos para os tecidos gengivais e podem promover a gengivite e a doença periodontal.

A superfície da língua é a principal base de reprodução das bactérias e da placa bacteriana. Algumas dessas bactérias, são as mesmas responsáveis pela dor e infecção na garganta.
Uma higiene completa significa não só dentes saudáveis, como a saúde do corpo inteiro. Recentes artigos revelaram a probabilidade de que as infecções bucais podem colocar as pessoas em risco, aumentando inclusive, as doenças cardíacas.

Por muitos anos, a orientação aos pacientes é que escovassem a língua e usassem enxaguantes bucais, mas a tentativa de escovar o fundo da língua provoca facilmente o reflexo de vômito e isso impede a remoção da saburra lingual.
O limpador de língua é um instrumento desenhado especificamente para essa higiene. Duas raspagens por dia normalmente são suficientes para deixar a sua língua limpa.