10 de junho de 2010

Roer unhas faz mal

A Onicofagia, nome técnico para o hábito de roer as unhas, é sempre muito prejudicial. Além de abrir machucados que servem de porta de entrada para vírus, fungos, germes e bactérias - engolir pedaços de unha causa pequenas lesões no estômago ou no intestino.

Geralmente as pessoas começam a roer as unhas por algum desequilíbrio emocional, ansiedade, medo ou insegurança. "Nesses casos, o hábito se torna uma forma de descarregar tensões, de descontar no próprio corpo o que está errado", diz a psicóloga Vânia Sartori, da Unifesp.

Esse hábito é iniciado a partir dos três anos de idade e na adolescência isso passa a ser mais compulsivo, em função dessa fase ter maior incidência de nervosismos e ansiedades.

Além de todo o perigo de contaminação e danos no estômago, roer unhas provocam má oclusão dos dentes, desgaste do esmalte e faz com que os dentes fiquem fragilizados - aumentando o índice de cáries.

Por ser um hábito compulsivo de ordem emocional, medicamentos como anti-depressivos, técnicas de relaxamento e ainda terapias de aversão ao hábito (substâncias com gosto ruim sobre as unhas) podem ser utilizados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário