7 de junho de 2010

Primeiro a escova ou o fio dental?

Uma pergunta comum que os pacientes fazem aos dentistas é: "O que devo fazer primeiro: escovar os dentes ou passar o fio dental?". Na verdade, a seqüência não faz diferença, desde que você faça os dois procedimentos corretamente.

Embora a escovação remova a placa bacteriana das superfícies dos dentes, ela sozinha não remove nos lugares em que não alcança, como entre os dentes, por exemplo. Esses restos de alimentos que ficam escondidos são prejudiciais, e são os principais causadores da cárie e o mau hálito.

Pessoas com dificuldades de manusear o fio dental podem preferir outro tipo de limpador interdental. Se este é o seu caso, pergunte ao seu dentista como usá-lo corretamente, principalmente para evitar lesões nas gengivas.

Quer saber se você está fazendo um bom trabalho?

Seu dentista pode recomendar o uso de pastilhas evidenciadoras de placa, vendidas sem prescrição em farmácias e lojas de produtos de higiene bucal.
As pastilhas evidenciadoras de placa são mastigadas depois que você higieniza a boca. Um pigmento vermelho mancha a placa que não foi removida, mostrando os pontos que necessitam de limpeza adicional, como mostrado na foto abaixo:

2 comentários: