Apesar de ainda pouco divulgada, a limpeza da língua não é uma prática nova. Pessoas no Egito antigo já limpavam suas línguas.
As bactérias orais e os restos de alimentos fermentados formam a "saburra lingual", que é aquela placa esbranquiçada localizada na superfície da língua. Nesse processo, ocorre uma liberação de enxofre, em forma de Compostos Sulfurados Voláteis (CSV), que causam o mau hálito e são altamente tóxicos para os tecidos gengivais e podem promover a gengivite e a doença periodontal.
A superfície da língua é a principal base de reprodução das bactérias e da placa bacteriana. Algumas dessas bactérias, são as mesmas responsáveis pela dor e infecção na garganta.
Uma higiene completa significa não só dentes saudáveis, como a saúde do corpo inteiro. Recentes artigos revelaram a probabilidade de que as infecções bucais podem colocar as pessoas em risco, aumentando inclusive, as doenças cardíacas.
Por muitos anos, a orientação aos pacientes é que escovassem a língua e usassem enxaguantes bucais, mas a tentativa de escovar o fundo da língua provoca facilmente o reflexo de vômito e isso impede a remoção da saburra lingual.
O limpador de língua é um instrumento desenhado especificamente para essa higiene. Duas raspagens por dia normalmente são suficientes para deixar a sua língua limpa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário