11 de junho de 2010

Antibióticos x Dentes

Existem algumas crenças populares que os antibióticos danificam os dentes: uma é que como o antibiótico tem efeito sobre os microorganismos, as pessoas acham que isso destrói também a arcada dentária. E a outra é que o uso do antibiótico Tetraciclina causa manchas nos dentes das crianças, os quais poderiam ser percebidos pela população como cárie.

É importante salientar que o Tetraciclina só causa manchas (amareladas ou marrom-acinzentadas) no período de formação dos dentes. Se os dentes já estão formados ou mesmo presentes na boca, não causa efeito algum.

Em geral, todo medicamento indicado para crianças tendem a ser mais adocicados e ter sacarose na fórmula para que haja uma aceitação maior por parte delas. Mas o grande problema, é que os pais relaxam na higiene bucal dos filhos quando eles estão doentes, assim eles ingerem o medicamento e dormem sem fazer a escovação - aumentando o risco de desenvolvimento de cáries.

Então, o que causa malefícios à saúde bucal da criança não é o uso do antibiótico, mas a forma como ele é administrado.

A regra é simples: Escovar os dentes e passar o fio dental após cada dose da medicação, principalmente antes de dormir.
No caso de bebês, limpar a boca com uma fralda de tecido ou gaze umedecida com água filtrada.

CURIOSIDADE:
Quando um canal está infeccionado, não adianta tomar antibióticos; isso pode até piorar o quadro! Você deve ir ao seu dentista de confiança e permitir que ele execute o tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário