28 de junho de 2010

O futebol e o dentista

A atuação da odontologia para o futebol é fundamental. Infecções dentárias, se não tratadas, são as grandes causadoras de fortes dores de cabeça e até problemas cardíacos. Todos esses casos podem complicar a carreira do atleta e o seu rendimento em campo.

Por isso, a presença de um dentista nas comissões técnicas é importante. Atuando em conjunto com o médico e o treinador, o profissional tem a função de avaliar os jogadores e fazer todo um acompanhamento de prevenção.

Devido à pressão e à carga emocional, o dentista também precisa cuidar para que os jogadores não ranjam demais os dentes, fazendo com que a mordida fique prejudicada. Além disso, o futebol atual é mais veloz e os choques mais constantes. Hoje em dia existe um modelo de protetor bucal feito em consultório que se adapta perfeitamente à boca do jogador, sem que prejudique tanto a comunicação em campo.

“Num esporte de tanto contato quanto o futebol, é importante o atleta ter uma forma de evitar uma complicação dentária. A placa não elimina o impacto, mas diminui consideravelmente o problema”, contou o dentista Oscar Razuk, que tem mais de 20 anos de atuação nessa área.

“As coisas mais comuns com relação à manutenção periódica são o tratamento de tártaro e de filme biológico, que é a chamada placa bacteriana. Essas coisas podem causar uma inflamação e a conseqüência da inflamação é uma queda no rendimento do atleta. Portanto, é fundamental o acompanhamento periódico”, finalizou Razuk. 

Bom jogo para todos!

[Fonte de Pesquisa: Alfadente]

Nenhum comentário:

Postar um comentário