29 de junho de 2010

Estudo confirma relação entre periodontite e aterosclerose

*A aterosclerose é uma doença crônica  que afeta a parede das artérias, levando a formação de placas de gordura (ateromas) que podem comprometer o fluxo de sangue.


*Periodontite é uma doença crônica, resultado de um processo inflamatório iniciado nos tecidos de suporte a gengiva.


Pesquisas realizadas na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP confirmaram que há relações entre a periodontite e o desenvolvimento da aterosclerose em humanos.

Os resultados estão na tese de doutorado Periodontite e aterosclerose: a base de evidências, defendida no início de abril pela dentista Adriana Paiva Camargo Saraiva.


“Ao analisarmos os dados das pesquisas, concluímos que dentre compostos químicos que refletem risco para aterosclerose, chamados de marcadores sistêmicos, relacionados com a fisiopatologia da doença, os fatores lipídicos, ou seja, as gorduras, parecem fornecer os resultados que melhor refletem a associação entre periodontite e aterosclerose. Em todos os trabalhos que avaliaram esses marcadores foram relatadas a sua elevação na presença de periodontite e redução após o tratamento periodontal”, afirma Adriana.

O professor Mario Taba Jr., do Depto de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), considerou os resultados dos estudos de extrema importância, pois alertam a comunidade sobre a associação de problemas bucais.

[Fonte de Pesquisa: Sinog]

Nenhum comentário:

Postar um comentário