18 de março de 2010

Gestantes podem fazer tratamento odontológico?

Essa é uma das maiores dúvidas das gestantes, se podem ou não receber tratamento dentário nesse período.

O tratamento odontológico pode ser feito em qualquer fase, porém, o mais indicado é o 4º e o 6º mês. No 3° trimestre não é adequado, em função da ansiedade da futura mamãe pela proximidade do parto.

As radiografias devem ser evitadas. Se for muito necessário, podem ser realizadas, desde que se utilize o avental de chumbo.

Com relação às anestesias, o dentista deve consultar o obstetra da paciente. O ideal é usar anestésicos com menores efeitos e menor poder de penetração.
Estudos mostram que, anestésicos podem induzir à contrações no útero e até um parto prematuro. Se puder evitar, principalmente no 3º trimestre, é melhor.

Se a mamãe estiver com dor de dente, deve-se evitar o uso de analgésicos (aspirina, por exemplo). Medicamentos com princípio ativo acetalminofem (tylenol), são os mais indicados.

Você sabia?
- Durante o pré-natal é muito importante o acompanhamento fetal. Além do médico, a mulher também deve consultar um dentista especializado em odontopediatria. Ele saberá informar e orientar sobre a importância da amamentação, higiene dos primeiros dentinhos, uso de chupeta, e etc.

Curiosidade:
- A alimentação da gestante interfere na formação dos dentes da criança. O bebê precisa consumir muitos minerais e vitaminas. No caso do cálcio, se a alimentação não estiver equilibrada, a fonte de consumo será os ossos da mãe.

Mito:
Os dentes não ficam fracos durante a gravidez. O que pode acontecer, é que nesse período as grávidas ingerem mais guloseimas, e se houver má escovação, a placa bacteriana e a cárie certamente surgirão.

Mais informações, entre em contato com os nossos dentistas credenciados.

Um comentário: