24 de março de 2010

Câncer Bucal

Se você ainda é fumante, comece a se preocupar. O uso do tabaco é responsável por até 90% das causas do câncer bucal.

Nem sempre é possível visualizar os primeiros sintomas, e isso aumenta a importância das consultas regulares com o seu dentista.

O câncer é mais freqüente nos lábios, dentro da boca, amígdalas ou nas glândulas salivares. Se você notar qualquer alteração, não deixe de procurar um especialista.

Feridas nos lábios, gengivas que sangram e nunca melhoram, inchaço na bochecha, perda de sensibilidade ou sensação de dormência, manchas brancas ou vermelhas, dificuldades para mastigar e engolir os alimentos e até mesmo a mudança na voz - podem indicar a doença. Se o diagnóstico for precoce, o tratamento pode ter sucesso.

A melhor forma de se prevenir o câncer bucal é evitando o tabaco e o álcool, principalmente a combinação dessas duas substâncias.

A cirurgia quase sempre é necessária para o tratamento do câncer, radio ou quimioterapia também.
No caso da radioterapia, por exemplo, a radiação aumenta o risco de cáries, por isso é importante cuidar bem da boca neste período.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) no ano de 2008 ocorreram mais de 14.160 casos, sendo que só no Estado de São Paulo, foram mais de 4.510.

Essa semana está acontecendo a 9° Campanha de Prevenção do Câncer Bucal.
Faça o seu auto-exame nas unidades de saúde. Para mais informações ligue para 0800-0191944

Nenhum comentário:

Postar um comentário