2 de março de 2010

Como manter a saúde bucal na terceira idade?

Se você escova seus dentes de forma correta pelo menos três vezes ao dia, usa fio-dental e tem boa alimentação - independente da idade - você provavelmente terá dentes e gengivas saudáveis. Isso não significa que você estará totalmente livre de cáries e problemas com a raiz dos dentes, por isso a consulta regular ao dentista para avaliações completas e limpezas é importante.

Na terceira idade os problemas com a saúde da boca são mais comuns: a sensibilidade aumenta, a boca fica mais seca, o esmalte dental já não é mais o mesmo. Assim como todo o organismo as estruturas orais também sofrem ação do envelhecimento, como por exemplo, as alterações na cor dos dentes, que ficam mais amarelados e escuros.
A maioria das pessoas optam pelo uso da dentadura, que pode resolver o problema estético, mas que exige cuidados especiais essenciais, principalmente quanto à higienização da prótese.

CURIOSIDADES
- Diabetes, problemas cardíacos e câncer podem afetar a saúde da sua boca. Se você tiver alguma dessas enfermidades, informe o seu dentista para que ele possa ter uma visão mais ampla do seu tratamento.
- O stress, o tabagismo e alguns medicamentos influenciam em problemas gengivais.
- A perda do apetite em idosos está relacionada ao uso de dentaduras. Isso acontece porque a eficiência na mordida diminui consideravelmente, comparado com aqueles que possuem dentes naturais.

Ficou interessado em saber como anda a saúde da sua boca? Ainda dá tempo! Sorria com a Dental Plus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário