29 de março de 2010

A Fada do Dente

Trocar os dentes de leite por moedas é oferecer uma pequena recompensa às crianças, para evitar que esse feito natural seja traumático ou preocupante para eles.
Surge então, "A Fada do Dente", que é um personagem mitológico, provavelmente da cultura céltica, anterior a era cristã.

O ritual acontece da seguinte forma: coloca-se o dente que caiu embaixo do travesseiro para que a Fada troque o dente por uma moeda ou um pequeno bilhete de sorte.
Essa tradição tem sua origem possivelmente em uma antiga superstição Viking, já que eles compravam dentes de leite para utilizá-los como amuletos.

Em alguns lugares de Portual e Chile, as crianças devem arremessar seus dentes sobre o telhado, dizendo uma rima que pede um novo dente forte. Em Salamanca as crianças têm o costume de deixar os dentes nas portas e janelas para evitar bruxarias. Em alguns países, era costume moer o dente de leite para evitar que o novo dente nascesse torto. Mas a mais famosa lenda seria a da Fada do Dente, que mesmo com tantos anos de tradição, ainda hoje se mantêm.

De acordo com o psiquiatra Manual Arribas, a infância é um período da vida em que todos os seres humanos criam ou lidam com fantasias. E certos mitos fazem parte desta fase de formação da criança.
No momento em que a criança desvenda as fantasias, ela também está aprendendo a lidar com situações do mundo "real".

Seja qual for a tradição da sua casa, aproveite esse primeiro momento de troca física para explicar a importância da saúde bucal para as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário