12 de agosto de 2010

Língua pode sentir até cinco sabores

Você sabia que a nossa língua tem áreas específicas para cada sabor? E que atualmente, além dos sabores básicos doce, azedo, salgado e amargo, existe um quinto sabor?

Até há pouco tempo, o “mapa da língua” da seguinte forma: na ponta da língua os sabores doces, as laterais os salgados e azedos e a porção traseira os amargos.

Atualmente, especialistas consideram que exista um quinto sabor, o umami, palavra que tem origem japonesa e poderia ser traduzida como delicioso ou saboroso.
Estudos apontam que este quinto sabor estaria relacionado a uma sensação picante.

[Fonte de Pesquisa: IDMED]

5 comentários:

  1. Cada parte da lingua Sente um sabor diferente?

    ResponderExcluir
  2. gostei bastande,ajudou muito

    ResponderExcluir
  3. Então por que é que para sentir o sabor amargo/azedo do limão me basta lamber com a ponta da língua? Eu lembro-me de quando era mais nova prestar atenção à parte da língua que estou a usar para comer, para ver se o sabor parecia ou não mais forte ou mais fraco. Seja onde for que meta picante, doce, salgado, azedo ou amargo, o sabor é o mesmo, com a mesma intensidade. Das duas uma: ou essa história do mapa foi-me mal explicada na escola e está mal explicada aqui também, ou isso é tudo uma treta. Eu acho que é uma treta e penso que é preocupante como quase toda a gente acredita, ao ponto de ser uma coisa que ensinam na primária. É incrível.

    ResponderExcluir