23 de agosto de 2010

Existe recém nascido com dente?

Em condições normais, a erupção dos primeiros dentes na cavidade bucal ocorre por volta dos seis meses de idade. Apesar disso, existem casos em que um ou mais dentes já estão presentes ao nascimento do bebê, chamamos de "Dente Natal". Pode acontecer também, dos dentes erupcionarem no período do nascimento até um mês de idade, são os "Dentes Neonatais".

Essa é uma situação tão rara, que a freqüência é de um caso para cada 2.000 nascimentos.

Não há uma causa ainda definida para essa anomalia, acredita-se que tenha relação com distúrbios endócrinos, efeitos da sífilis congênita, deficiências dialéticas, origens familiares e associação com síndromes.

O ideal é que esses dentinhos sejam mantidos na cavidade bucal do bebê, já que optar pela extração pode ocasionar a perda de espaço, dificultando a erupção dos dentes sucessores.
Em casos de mobilidade excessiva dos dentes natais ou neonatais, a extração é indicada, para prevenir a deglutição e até mesmo a aspiração.

Cuidar da saúde bucal infantil e procurar orientação de um profissional é muito importante.
A Dental Plus possui uma rede credenciada altamente qualificada, composta por ótimos Otontopediatras. Clique aqui e veja qual o mais próximo de você.

[Fonte de Pesquisa: Faculdade de Odontologia de São José dos Campos - UNESP]

Nenhum comentário:

Postar um comentário