19 de julho de 2010

USP TENTA CRIAR DENTE VIVO USANDO CÉLULAS-TRONCO

Grupo põe R$ 200 mil em laboratório que usará dentes de leite para extrair material, em parceria com ingleses.

Cientistas brasileiros e britânicos querem usar a polpa desses dentes de leite para remendar a dentição danificada ou até mesmo recriá-la.

Estão apostando na idéia a USP e a instituição britânica King's College. A universidade paulista deve criar, em 2011, um laboratório de células-tronco dentárias na sua Faculdade de Odontologia. Será o primeiro do Brasil e fornecerá células que poderão ser usadas por profissionais de saúde e por pesquisadores.

O grupo ao qual a dentista Andrea Mantesso pertence no King's College já conseguiu um feito impressionanteEm 2004, a partir de células-tronco alimentadas por sangue do rim de um camundongo, eles recriaram um dente inteiro no órgão do animal, com todas as estruturas biológicas, inclusive osso de suporte. O próximo passo será transplantar esse dente para a boca de um animal.

Para a especialista, ainda é cedo para se falar em prazo, mas há quem acredite que em 15 anos a técnica já estará disponível. "A pesquisa nessa área está se disseminando, e um maior número de pesquisadores envolvidos pode trazer respostas mais rápidas", conclui.

[Fonte: Sinog]

Nenhum comentário:

Postar um comentário