30 de julho de 2010

Odontofobia - Medo de dentista

Fobia: Medo irracional e persistente de um objeto, atividade ou situação específica, ocasionando um intenso desejo de evitá-la.

A Odontofobia nada mais é do que aquela tremedeira que pessoas com medo de Dentistas sentem antes e durante as consultas.
Estudos científicos indicam que a odontofobia atinge de 15% a 20% da população.

Esse transtorno está relacionado ao medo e a ansiedade em excesso por ter que fazer algum tratamento dentário. Por isso, a Odontofobia precisa ter uma atenção especial do Dentista, que deve procurar possibilitar um ambiente agradável e adequado para melhor comodidade e tranqüilidade do paciente.

Uma coisa que ajuda bastante é explicar as possíveis sensações que o paciente vai passar, e claro, prevenir é a melhor maneira de amenizar e tornar mais rápida a consulta.

Para o especialista em periodontia e mestre em diagnóstico bucal Doutor Chrstian Wehba "Uma das explicações prováveis é que antigamente os métodos utilizados eram desconfortáveis. Agulhas grossas para anestesias, por exemplo, ajudou a fazer a visita ao dentista um sinônimo de dor. Mas isso uma cultura antiga que não condiz mais com os dentistas de hoje", afirma Wehba.

Em casos de síndrome do pânico ou fobia aguda, o correto é encaminhar a pessoa para uma avaliação com um psicólogo ou psiquiatra. O ideal é fazer um trabalho em conjunto com esses profissionais, já que, enquanto não superar o problema, o paciente não conseguirá se submeter ao tratamento odontológico.

[Fonte de Pesquisa: Medcenter]

Nenhum comentário:

Postar um comentário