14 de julho de 2010

Respirar pela boca: um mal que deve ser evitado

A respiração é um movimento natural e involuntário do corpo. Entretanto, segundo especialistas, quando o processo acontece por um longo período apenas pela boca, não havendo inalação pelas narinas, podem ocorrer sérios problemas para a saúde.

De acordo com o cirurgião-dentista Cássio Selaimen, a respiração pela boca desde a infância causa deformidade da face devido à má postura dos ossos, resultando no crescimento inadequado. Deficiências nas narinas ou nas amídalas causam a obstrução nasal, influenciando no sono e no desempenho da criança na escola. Além disso, a respiração pela boca também está associada a diversos fatores, que incluem desde alergias até o desalinhamento dos dentes. "Se for caso de nariz entupido ou outras doenças, a criança tem sono leve, baixando o rendimento escolar por estar sempre cansada. Se a incidência for freqüente, os pais devem fazer uma consulta médica, especialmente por volta dos cinco anos, com o otorrino, odontopediatra ou ortodontista", explica o dentista.

O especialista destaca que os pais devem procurar ajuda quando identificarem gengivas avermelhadas, ronco noturno, baba no travesseiro e mastigação deficiente. Se o problema não for tratado no início, pouca coisa poderá ser feita para reverter o quadro.

A respiração pela boca causa, ainda, dores na garganta e sensibilidade a doenças causadas por partículas no ar que não são filtradas pelo nariz. Porém o tratamento melhora qualidade de vida da criança em todos os sentidos.

[Fonte de Pesquisa: Sinog]

Nenhum comentário:

Postar um comentário