2 de julho de 2010

Remoção de cáries e tártaros sem dor

Técnicos do Laboratório de Robótica da Coppe (pós-graduação de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro) estão desenvolvendo um aparelho para remoção de cáries e tártaro que dispensa o uso de brocas e anestesia - e promete reduzir em até 70% a sensação de dor desses procedimentos.
O equipamento emite jato de ar com substância abrasiva, que atinge com precisão o local da cárie, que é destruída em poucos segundos.

O alluminajet – batizado dessa forma porque usa o óxido de alumínio como material abrasivo – foi criado em 2001 pelo dentista Izio Mazur.

No ano passado, o projeto de aperfeiçoamento do Alluminajet foi contemplado pelo edital de Apoio à Inovação Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio (Faperj).

"A odontologia ainda provoca dor e sofrimento, o que afasta as pessoas do consultório, e ainda é cara para a população. Quis desenvolver um produto que facilitasse a prática clínica, barateando o custo, e reduzisse o desconforto dos pacientes", afirmou Izio Mansur.

A dor é reduzida porque o aparelho não toca o dente, como acontece com a broca de alta rotação. O paciente sente apenas um jato de ar. "Ele não depende mais de ter um dentista com `mão leve', como se diz. O barulhinho que tanto incomoda também não existe mais", complementa Mansur.

Ele espera que a nova versão do Alluminajet esteja pronto para chegar ao mercado no fim do ano. "Estamos em busca de novos investidores. Estamos, inclusive, esperando uma resposta do fundo Criatec, do BNDES, destinado a empresas inovadoras", disse.

[Fonte de Pesquisa: Diário do Pará]

Um comentário:

  1. se conseguirmos ter um facil aceso a este poduto sera otimo tanto para dentistas qto para pacientes.infelizmente hoje os produtos odontologicos q auxiliam e deixam pacientes mais confortaveis para buscar um tratamento ainda estao com preços q fogem do alcance da realidade de grande maioria pois tornam os tratamentos onerosos

    ResponderExcluir