14 de abril de 2010

Lipotimia - Complicações da anestesia local



A Lipotimia pode acontecer com frequência no consultório odontológico. Saiba como você deve proceder nesses casos e porque isso acontece. 

Geralmente, ocorre por fatores emocionais e estão ligados a visualização de sangue, do instrumental e etc. 
O paciente sofre uma uma diminuição da oxigenação no cerébro, com sensações de pré-desmaio, tonturas, escurecimento da visão, palidez, sensação de mal-estartaquicardia e arrefecimento corporal (calafrios).

Pacientes hipotensos e bradicárdicos são mais suscetíveis a apresentar lipotimias.
Consultórios com temperaturas elevadas também contribuem para este episódio.

O ideal, é aplicar a anestesia de forma lenta e gradativa, para evitar o efeito tóxico e possíveis depressões respiratórias.
Nunca deixe os seus instrumentos à mostra, tais como agulhas e principalmente os cirúrgicos.

A serenidade e calma do dentista, são atitudes importantes nesse momento.
Caso o paciente tenha lipotimia, converse com ele e vá lhe fazendo perguntas, para que ele - aparentemente desmaiado - permaneça consciente. 
Coloque a cabeça do paciente abaixo do joelho e pressione a sua nuca com a palma da mão. Deixe com que ele volte a posição normal, e retome o procedimento alternando a pressão e relaxamento da nuca.

Se o paciente estiver, de fato, inconsciente, o recomendado é a posição de "trendelemburg" - elevando as pernas para uma melhor irrigação no cérebro.

As lipotimias são processos passageiros e seus sintomas não têm gravidade.

Um comentário:

  1. Tive estes sintomas após aplicação da anestesia local. Tive muito medo e só retornei ao dentista qdo já estava morrendo de dor e fiz o procedimento sem anestesia. Agora depois da leitura de alguns artigos sobre o assunto fico mais tranquila. O dentista me alertou sobre a lipotimia então vim pesquisar.

    ResponderExcluir