19 de abril de 2010

O dente de siso

O dente de siso (ou terceiro molar) está localizado no fundo de cada maxilar.
O Ser Humano geralmente possui quatro sisos e que nascem por volta dos 16 aos 20 anos de idade. Por esse motivo, ele é conhecido popularmente por "dente do juízo".

Para algumas pessoas ele nasce, e para outras ele nem chega a se desenvolver; ou por falta de espaço ou por estar na posição errada dentro do osso. Nesse caso, se o dente não for extraído, essa falta de espaço para acomodá-lo faz com que os dentes vizinhos fiquem desalinhados ou sobrepostos, provocando dor intensa e irritação local.

A extração é bem simples e feita no próprio consultório pelo cirurgião-dentista.
Utiliza-se um anestésico local ou em alguns casos, anestesia geral.
Após essa extração, você terá que morder suavemente um pedaço de gaze de 30 a 45 minutos para estancar qualquer sangramento.

É normal sentir um pouco de dor ou inchado, mas que passa após alguns dias. Caso a dor aumente e o inchaço permaneça, você deve retornar ao seu dentista o mais breve possível para que ele possa avaliar.

Para aliviar o desconforto ou acelerar a cicatrização, use bolsas de gelo nas bochechas, coma alimentos moles e beba muito líquido, escove os dentes com mais cuidado, principalmente na zona da cirurgia.

CURIOSIDADE:
Os primatas possuíam, além do dente de siso, um quarto molar, devido a sua alimentação ser mais dura.
Com a evolução da espécie, o aumento do cérebro e a nossa dieta moderna, nossa arcada dentária diminuiu. Por isso para algumas pessoas, há falta de espaço para o siso e para outras eles nem chegam a se desenvolver.

Um comentário: