29 de janeiro de 2013

Estudo: substância de mexilhões pode regenerar dentes:




A "cola" natural usada pelos mexilhões poderia ajudar a curar dentes sensíveis, de acordo com nova pesquisa. As secreções das criaturas do mar inspiraram cientistas a criar um composto que pode ajudar a reparar uma dentição danificada. As informações são do Daily Mail.

Três em cada quatro pessoas têm dentes sensíveis ao calor, frio, alimentos doces ou amargos e bebidas. A condição ocorre quando a camada de esmalte dura - que fica na parte exterior dos dentes - e a dentina subjacente se desgastam o que deixa os nervos interiores sem proteção.

Gomas sem açúcar e cremes dentais adequados ajudam a aliviar a dor, mas Quan-Li Li, da Anhui China Medical University, e Chun Hung Chu, da Universidade de Hong Kong, procuraram uma substância que poderia restaurar o esmalte e dentina, ao mesmo tempo.

Eles criaram um material pegajoso polydopamine misturado com os minerais cálcio e fosfato. Em testes laboratoriais, dentes banhados no material pegajoso tiveram reformados os minerais dentina e esmalte. Os autores disseram que a substância "pode ser uma técnica simples e universal para induzir a remineralização do esmalte e dentina simultaneamente"


Fonte: saude.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário