28 de janeiro de 2013


Aprenda a manter os lábios saudáveis e hidratados no verão




                                               Protetor labial mantém a boca linda e saudável no verão Foto:  / Shutterstock



O verão exige cuidados redobrados para deixar a pele saudável. As férias e os dias de sol levam as pessoas para fora de casa e, muitas vezes o protetor solar é esquecido. Na praia, é mais comum se proteger dos raios solares, mas são poucos os que dão a mesma atenção para os lábios. Para evitar ressecamento e rachaduras, eles devem ser hidratados.
 
O produto mais indicado para evitar que a boca descasque são os protetores para lábios que têm fator de proteção solar em sua fórmula combinado com substâncias hidratantes e cicatrizantes. “O veículo do protetor labial deve ser resistente à água e hipoalergênico”, diz a dermatologista Aline Vieira, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
 
Segundo a especialista, na falta do protetor solar próprio para os lábios, o protetor usado no corpo pode ser usado, mas não é o ideal.  “O protetor labial deve ser utilizado em veículo específico para a mucosa labial o que confere maior concentração do filtro e durabilidade nos lábios”, afirma.
 
Proteja-se do herpes
Os casos de herpes são mais comuns no verão, isso porque o sol diminui a imunidade celular da pele e mucosa o que favorece o crescimento do vírus. A exposição solar intensa também causa ressecamento e fissuras e propiciam a manifestação de lesão nos lábios. Quem já teve a doença, é melhor evitar o sol. “Recomendo evitar exposição solar prolongada e a utilização de protetor labial com fator de proteção maior ou igual a 30, com substâncias hidratantes e cicatrizantes para manter a pele do lábio íntegra”, recomenda Aline.
 
Mais perigoso do que o herpes, os casos de câncer labial também aumentam no verão. A incidência da doença está diretamente relacionada à exposição solar e inversamente ao grau de pigmentação da pele. “O lábio inferior costuma ser o mais comprometido por estar mais exposto à radiação solar”, explica a especialista. Lembre-se que para se prevenir é imprescindível reaplicar o protetor labial várias vezes ao dia.




Fonte:saude.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário