14 de outubro de 2010

Mineiros Chilenos têm doenças bucais

Na noite de ontem (13) foi concluída a operação de resgate dos 33 mineiros chilenos, que estavam soterrados a 700 metros de profundidade na Mina San José, localizada a 800 km de Santiago.

Além do sucesso em todo o resgate, a outra boa notícia é que alguns já podem ter alta hoje (14).
Os médicos informaram que todos tiveram uma boa noite de sono e passam por exames de rotina.

Jorge Montes, diretor médico do hospital de Copiapó e responsável pela equipe que está acompanhando o quadro de evolução de cada um dos mineiros, tem perspectivas positivas. “Nossa preocupação maior era com o quadro psicológico por causa do alto grau de estresse a que todos foram submetidos, mas não há nada de mais grave. Todos os trabalhadores passaram uma boa noite”, disse.
Segundo Montes, alguns trabalhadores apresentam um ou outro problema de saúde, mas que já tinham sido detectados antes mesmo do incidente.

Após 70 dias de confinamento, em condições precárias de higiene, o maior problema de saúde dos mineiros são as infecções e as cáries; alguns com lesões ao nível dos dentes. Um deles, inclusive, terá que passar por uma cirurgia para tratar a infecção bucal.

Victor Zamora Bugueño, disse em uma carta que a primeira coisa que ele faria após o resgate seria procurar ajuda de um dentista. Ele passou por uma desagradável dor de dente, controlada por analgésicos e antibióticos. Ele foi o 14º mineiro a ser resgatado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário