4 de abril de 2014

Quais são as diferentes partes de um dente?



Coroa: quando o dente está saudável, esta deve ser a única parte visível do dente. A superfície da coroa determina a função do dente. Por exemplo, os incisivos são planos e têm forma de “lâmina de faca” para cortar, os caninos são aguçados para rasgar, enquanto que os molares e pré-molares têm superfícies planas e largas para mastigar convenientemente os alimentos.

Raiz: é a parte do dente que está envolvida pelo osso e gengiva. A raiz constitui até dois terços do dente e mantém-no fixo ao maxilar.

Esmalte: a camada mais externa da coroa dentária. O esmalte é o tecido vivo mineralizado mais duro do corpo humano, contudo, pode ser destruído pela ação dos ácidos que se podem formar na boca.

Cemento: é a porção mais externa da raiz dentária e permite a ligação entre o dente e o osso.

Dentina: é a camada situada por baixo do esmalte e do cemento, constitui o mais extenso tecido dentário, incluindo no seu interior extremidades de tecido nervoso responsável pela condução dos estímulos dolorosos. É também um tecido vivo mineralizado, contudo, muito menos resistente que o esmalte à ação destruidora dos ácidos.

Polpa: tecido mole que se encontra no centro do dente, onde se situam o nervo dentário e os vasos sanguíneos do dente. Se a destruição atingir a polpa, a dor torna-se insuportável.

Fonte: portaldasaude

Nenhum comentário:

Postar um comentário