7 de abril de 2014

Ortopedia Facial



Ortopedia Facial é o ramo da odontologia que trata as relações entre os maxilares, ou seja, trata da correção das relações desarmônicas entre as bases ósseas. Ao contrário da Ortodontia, a Ortopedia não aplica forças diretamente sobre dentes e nem mesmo usa força mecânica para conseguir tratar os problemas de má-posição dos dentes.

A Ortopedia não precisa das coroas dos dentes permanentes erupcionados para começar o tratamento. Os aparelhos usados em Ortopedia atuam sobre os ossos, músculos e outros elementos da face para obter a correção.

A Ortopedia facial "trabalha" em conjunto com o crescimento da criança. Assim, da mesma maneira que na ortopedia médica, somente pode ser utilizada e conseguir bons resultados se aplicada durante o crescimento facial. Após o estirão pré-pubertal, ou seja, aos 12 ou 13 anos, seus resultados são bem mais limitados. O ideal é começar qualquer tratamento logo que se apresente a displasia facial ou a má-oclusão dental.

Em alguns casos os pacientes recebem um tratamento combinado, utilizam-se aparelhos de Ortopedia Facial e de Ortodontia.

Fonte: brasilescola

Nenhum comentário:

Postar um comentário