25 de abril de 2013

Tipos de cirurgia de gengivas



Há vários tipos de cirurgia de gengivas, que seu dentista pode recomendar se você desenvolveu doença nas gengivas (também denominada doença periodontal). A causa mais comum de doença das gengivas é a acumulação excessiva de bactérias na boca e a formação de excesso de placa, e o organismo é incapaz de combater a infecção. No entanto, certos fatores, inclusive medicamentos e doenças crônicas, fazem que algumas pessoas sejam mais suscetíveis à doença das gengivas, mesmo se seguirem uma rotina meticulosa de cuidado bucal.
Se você desenvolveu doença das gengivas suficientemente grave para requerer cirurgia, seu dentista pode considerar alguns destes tipos de cirurgia de gengivas como forma de tratar o problema:

Redução da bolsa: (também denominada cirurgia a retalho gengival). Neste procedimento, o cirurgião recolhe a gengiva e elimina as bactérias. O periodontista (especialista em gengivas) assegura o tecido da gengiva contra os dentes, em lugar de deixar que ele torne a crescer por si só.

Regeneração: Neste procedimento, o periodontista recolhe a gengiva e elimina as bactérias causadoras da doença, logo insere enxertos de osso, membranas ou proteínas estimulantes de tecido (ou qualquer combinação dos três) para estimular a regeneração dos tecidos das gengivas, e eles se ajustem novamente aos dentes.

Prolongação de coroa: Neste procedimento, o periodontista elimina um crescimento excessivo do tecido da gengiva dos dentes, por isso os dentes aparecem mais longos. Este procedimento se usa com efeitos cosméticos, além de tratar a enfermidade das gengivas.

Enxerto de tecido mole: Neste procedimento, o periodontista toma mostras de tecido de outro sítio da boca e o fixa às gengivas para substituir o tecido da gengiva em recesso ou eliminado pela doença das gengivas. Este procedimento se usa freqüentemente com fins cosméticos, além de tratar a doença das gengivas, dado que cobre áreas nas que a raiz ficou exposta e melhora o aspecto dos dentes.





Fonte: Oralb

Nenhum comentário:

Postar um comentário