19 de abril de 2013

Manchas nos dentes



Podem se formar manchas na superfície do esmalte dentário quando as moléculas coloridas presentes no vinho tinto, café, tabaco e determinadas frutas e refrescos aderem à superfície do esmalte, não sendo possível tirá-las apenas com a escovação.
Causas dos dentes manchados ou amarelados*

Existem muitos fatores que podem contribuir para as manchas nos dentes:
Uso do tabaco: Os pigmentos escuros dos cigarros e o fumo para mascar podem manchar os dentes.
Higiene dental inadequada: A baixa frequência de escovação e de uso do fio dental para tirar a placa bacteriana pode causar a descoloração do dente.
Enfermidades: Muitas enfermidades podem afetar o esmalte dentário (a superfície dura dos dentes) e a formação da dentina (o material que se encontra debaixo do esmalte), o que pode levar à descoloração. Além disso, os tratamentos para certas dores podem afetar a cor dos dentes. Por exemplo, a radiação na cabeça e no pescoço e a quimioterapia podem manchar os dentes.
Idade: À medida que se envelhece, a camada exterior do esmalte dos dentes pode se desgastar, revelando a cor amarelada natural dos dentes.
Genética: Algumas pessoas têm uma predisposição natural, o que faz com que seus dentes se tornem amarelados.
*algumas pastas de dente podem ajudá-lo a remover manchas dentais extrínsecas, auxiliando na recuperação da brancura natural dos dentes. Para outros tipos de manchas ou para obter mais informações, consulte seu dentista.
Prevenir e tirar as manchas dos dentes

As mudanças no estilo de vida também podem ajudar a prevenir o aparecimento de manchas nos dentes. Por exemplo, beber menos café e refrescos. Caso você seja fumante, considere a possibilidade de parar de fumar ou de fumar menos. Uma higiene dental correta também pode ajudar a tirar e a prevenir as manchas superficiais nos dentes.
Perguntas frequentes

Como funcionam os produtos branqueadores? As pastas de dente podem funcionar de formas diferentes. Algumas ajudam a polir as manchas da superfície. Outras ajudam a suavizar as manchas da superfície dos dentes e fornecem uma barreira protetora que ajuda a prevenir a formação de novas manchas. Pode ser que você também queira falar com seu dentista a respeito de produtos ou técnicas profissionais. Ele pode recomendar o produto correto para suas necessidades específicas.



Fonte: OralB

Nenhum comentário:

Postar um comentário