29 de dezembro de 2011

Especial: Feliz Ano Novo!

Teve um post de natal, então nada mais justo do que um de ano novo também.
Dessa vez, quero aproveitar a chance para em nome de toda a equipe Dental Plus desejar o melhor para todos neste ano que está chegando, e que possamos manter o sorriso.
Com certeza todos nós passamos por bons e maus momentos em 2011, os bons vamos guardar como boas memórias e os ruins vamos levar como aprendizado. Tudo o que vivemos sempre vai nos servir pra alguma coisa, tudo é sempre uma lição e faz parte da nossa história de vida, e a nossa história de vida é o que faz sermos o que somos. Então, agora nessa passagem que marca uma nova chance de recomeço, mesmo que simbolica, vamos concentrar todas as nossas energias positivas e vamos sorrir, sorrir para o futuro e para a esperança, vamos sorrir para os nossos amigos e familiares que estão ao lado e acima de tudo, vamos sorrir para a vida, que por mais que reclamamos é incrivelmente maravilhosa. O fato de viver por si só já é um milagre, temos que aproveitar essa chance, essa dádiva, e viver da forma mais gloriosa que podemos!

E para não perder o costume, vou postar uma música que eu já postei no facebook, mas a letra é tão maravilhosa e tem tão a ver com o momento, que tem que ser postada novamente:






E também um vídeo com os fogos de Sydney! Maravilhosos:




Feliz ano novo para todos!

25 de dezembro de 2011

ESPECIAL: DICAS DE FILME E MÚSICAS DE NATAL!

No Facebook e no Twitter a Dental Plus já anda postando vários vídeos de músicas para comemorarmos o Natal, esse dia tão importante em que comemoramos, trocamos presentes e aproveitamos para ficar com a família e amigos! Antes de tudo, desejamos a todos um Natal maravilhoso repleto de alegrias!
E para aqui no blog não passar em branco, um post especial sobre músicas e filme que tem como tema o natal! Começo com uma dica para assistir com a família, o filme “O Estranho Mundo de Jack”, idéia de um dos diretores mais sensacionais do mundo, Tim Burton.
Esta animação em stop-motion mostra mundos paralelos para cada feriado do ano, onde em cada um os feriados eram preparados durante o ano todo para serem apresentados no Mundo Real.  Jack, o arquiteto chefe do Halloween é um tipo de monstrinho que tem ações equivocadas, mas não é uma má-pessoa, embora meta os pés pelas mãos ao seqüestrar o Papai Noel e tentar tomar o Natal para si.
“Estávamos querendo fazer algo único. Aquela era a oportunidade para trabalharmos com Tim Burton e dizer ‘Conseguimos pensar fora do óbvio. Podemos fazer coisas fora do comum e diferentes’”, afirmou Hoberman, dos estúdios Disney.



“Sempre ficou claro que Jack seria, de todas as maneiras, um filme de Tim Burton, mas o que isso quer dizer? É um filme, diriam seus críticos, no qual os detalhes do extraordinário design de produção tiveram mais atenção do que a história (...) Em o Estranho Mundo de Jack, o design sempre vence.”
O design era mais importante, o que faz um filme visualmente maravilhoso, mas não vale esquecer que o roteiro é trabalho de Caroline Thompson, que também escreveu Edward Mãos de Tesoura. Isso é, o roteiro é de excelente qualidade também.
Agora dicas de músicas! No facebook já foi postada Dont Shoot me Santa, do The Killers e Wind of Change do Scorpions, ambas muito boas! Mais algumas que eu posso mostrar são especiais de Natal, confiram os vídeos:



18 de dezembro de 2011

História da Odontologia: Pierre Fauchard

Hoje eu decidi contar um pouco para vocês sobre como começou a Odontologia. Então, nada melhor do que começar com a biografia do considerado o pai dessa ciência no mundo: Pierre Fauchard.


Pierre Fauchard nasceu na França, em 1670 e faleceu em 1761, com 91 anos de idade. É considerado criador da Odontologia científica moderna.
Sua principal obra, ‘’Al Chirurgien Dentiste’’, foi publicada em 1728 e se constitui num marco da historia da Arte Dentária.
Os mais renomados cientistas, médicos, Cirugiões-Dentistas e anatomistas daquela época, manifestaram grande admiração pela obra de Pierre Fauchard, sendo trazida para a língua alemã em 1733.
Essa obra consta de dois volumes com 863 páginas. No primeiro capítulo do primeiro volume, fala da estrutura, posição e a relação dos dentes, sua origem e seu desenvolvimento.
Descreve, em cada órgão dental, uma coroa, raiz e colo e refuta a opinião de que os dentes de leite não possuem raízes, afirmando que elas se desgastam gradualmente até o momento de serem substituídos pelos dentes permanentes.
Faz minuciosa descrição dos alvéolos e das raízes dos dentes e assinala a possibilidades de que, algumas vezes, as raízes dos molares se juntem por seus ápices, deixando entre elas osso esponjoso, que dificultará sua remoção.
Também, descreve com precisão a cavidade pulpar, os canais radiculares, os nervos, as artérias e as veias dos dentes, bem como, a constituição microscópica da estrutura dos tecidos dentários.
Trata, a seguir, das enfermidades das crianças no período da dentição e dedica também, alguns parágrafos à escovação dos dentes, recomendando os enxaguatórios bucais.
Pierre Fauchard preconizava o seguinte tratamento para as cáries dentárias: ‘’Se a cavidade é pequena, é suficiente limpá-la com instrumentos – cureta – e preenchê-las com chumbo. Se a cárie é mais profunda, já produziu dores, deve-se colocar uma bolinha de algodão embebida com óleo de cravo, renovando o curativo todos os dias, durante quatro ou cinco dias’’. Após esse período, podia-se limpar a cavidade e obturá-la.
O tártaro dentário foi um dos problemas com que se preocupou, analisando suas causas e efeitos. A profilaxia e terapia das moléculas gengivais.
Fez sugestões a respeito da melhor posição em que se deve colocar o paciente para a realização das diversas operações dentárias.
Refutou a antiga teoria de que não se devia fazer tratamento dentário ou extração em mulheres grávidas ou durante o período de amamentação.
Enfoca, em sua obra, trabalhos que devem ser realizados para a correção da má oclusão, sendo, portanto, um dos pioneiros da ortodontia. Faz a descrição de operações realizadas sobre tumores e discorre sobre dores de cabeça e dores de ouvido que poderiam ser provocadas por problemas nos dentes. Relata, ainda, outra enfermidades graves, cuja origem podia estar nos dentes infeccionados.
No segundo volume de sua obra, dentre muitos assuntos, ele descreve instrumentos para limpar e obturar os dentes e, no capítulo que dedica à prótese, fala dos materiais usados para repor os dentes perdidos, feitos com marfim de boa qualidade e, também, dentes humanos. Estes dentes eram preparados anteriormente e eram depois levados a boca e fixados com ou dois fios de ouro ou de prata. Confeccionava, também, diferentes obturadores para o céu da boca.
Pelo que acabamos de ler, Pierre Fauchard foi um profissional eclético, minucioso, competente e a sua importância na evolução da Odontologia é comparável a de Hipócrates na medicina. Este foi chamado de ‘’Pai da Medicina’’ e aquele é o ‘’Pai da Odontologia’’.

10 de dezembro de 2011

Diário nos Bairros: Dental Plus oferece atendimento no Parque América!


O Parque América fica no Rio Grande da Serra e concentra 5.500 habitantes, que têm a disposição apenas uma Unidade Básica de Saúde com clínico geral. Pensando na população desse bairro, no dia 4 de Dezembro  o Diário do Grande ABC junto com seus parceiros (a Dental Plus é um deles) ofereceram para os moradores  uma série de atividades na área da Saúde. Houve atendimento médico até ao meio dia com ginecologistas e clínicos gerais, além da possibilidade de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e exame papanicolau.  A partir das 11h, houve caminhada e aula de ginástica com professores de Educação Física. Também foi disponibilizada vacinas para a gripe, orientações sobre o índice de massa corpórea e atendimento odontológico.
Também foi possível realizar cortes de cabelo, receber assistência jurídica, obter informações sobre o banco de empregos, solicitar carteira de trabalho e atendimento do Procon. Para a criançada houve roda de leitura, pintura de rosto e escultura de balão, entre outros.

4 de dezembro de 2011

O que é gengivite?


Recentemente eu descobri exatamente o que era por experiência própria, e posso afirmar para vocês: não é nem um pouco agradável. Todo mundo se preocupa apenas com cáries, dentes brancos e bom hálito e acaba se esquecendo desses outros probleminhas chatos. Não é nenhuma doença grave (pelo menos não se cuidar), mas vai te render uma gengiva sangrando, mau-hálito e ainda  preocupação se você não saber o por quê disso estar acontecendo.
A gengivite é uma inflamação da gengiva que ocorre por causa do acúmulo de bactérias nos dentes, formando a chamada placa bacteriana. Isso acontece por uma má higienização e também é ligada a fatores hereditários. E não pensem que limpar bem a boca é escovar os dentes 2ou 3 vezes por dia. Tem que passar o fio dental sempre, e um enxaguante bucal também é aconselhável. E não adianta falar que passar fio  é chato, eu também odeio, mas aprendi a força que é importante MESMO.

Sintomas da doença:
- Gengiva inchadas e avermelhadas (geralmente elas são rosadas)
- Desconforto para comer e principalmente para higienizar (fica dolorido!)
- Sangramento
- Mau-hálito e pode ter até pus nos casos mais avançados.


Como tratar:
Só indo no dentista e fazendo uma limpeza para a remoção do tártaro (geralmente umas duas ou três seções já é o suficiente). Quando eu fui fazer o mundo inteiro me falou: “ai tadinha, doi tanto!”.  Ok, dói realmente, mas é pouca coisa! Nada insuportável... é na verdade mais desconfortável do que dolorido. E olha que eu choro até pra tirar sangue. 
Depois dessa limpeza, é só manter a boa higienização!