18 de dezembro de 2011

História da Odontologia: Pierre Fauchard

Hoje eu decidi contar um pouco para vocês sobre como começou a Odontologia. Então, nada melhor do que começar com a biografia do considerado o pai dessa ciência no mundo: Pierre Fauchard.


Pierre Fauchard nasceu na França, em 1670 e faleceu em 1761, com 91 anos de idade. É considerado criador da Odontologia científica moderna.
Sua principal obra, ‘’Al Chirurgien Dentiste’’, foi publicada em 1728 e se constitui num marco da historia da Arte Dentária.
Os mais renomados cientistas, médicos, Cirugiões-Dentistas e anatomistas daquela época, manifestaram grande admiração pela obra de Pierre Fauchard, sendo trazida para a língua alemã em 1733.
Essa obra consta de dois volumes com 863 páginas. No primeiro capítulo do primeiro volume, fala da estrutura, posição e a relação dos dentes, sua origem e seu desenvolvimento.
Descreve, em cada órgão dental, uma coroa, raiz e colo e refuta a opinião de que os dentes de leite não possuem raízes, afirmando que elas se desgastam gradualmente até o momento de serem substituídos pelos dentes permanentes.
Faz minuciosa descrição dos alvéolos e das raízes dos dentes e assinala a possibilidades de que, algumas vezes, as raízes dos molares se juntem por seus ápices, deixando entre elas osso esponjoso, que dificultará sua remoção.
Também, descreve com precisão a cavidade pulpar, os canais radiculares, os nervos, as artérias e as veias dos dentes, bem como, a constituição microscópica da estrutura dos tecidos dentários.
Trata, a seguir, das enfermidades das crianças no período da dentição e dedica também, alguns parágrafos à escovação dos dentes, recomendando os enxaguatórios bucais.
Pierre Fauchard preconizava o seguinte tratamento para as cáries dentárias: ‘’Se a cavidade é pequena, é suficiente limpá-la com instrumentos – cureta – e preenchê-las com chumbo. Se a cárie é mais profunda, já produziu dores, deve-se colocar uma bolinha de algodão embebida com óleo de cravo, renovando o curativo todos os dias, durante quatro ou cinco dias’’. Após esse período, podia-se limpar a cavidade e obturá-la.
O tártaro dentário foi um dos problemas com que se preocupou, analisando suas causas e efeitos. A profilaxia e terapia das moléculas gengivais.
Fez sugestões a respeito da melhor posição em que se deve colocar o paciente para a realização das diversas operações dentárias.
Refutou a antiga teoria de que não se devia fazer tratamento dentário ou extração em mulheres grávidas ou durante o período de amamentação.
Enfoca, em sua obra, trabalhos que devem ser realizados para a correção da má oclusão, sendo, portanto, um dos pioneiros da ortodontia. Faz a descrição de operações realizadas sobre tumores e discorre sobre dores de cabeça e dores de ouvido que poderiam ser provocadas por problemas nos dentes. Relata, ainda, outra enfermidades graves, cuja origem podia estar nos dentes infeccionados.
No segundo volume de sua obra, dentre muitos assuntos, ele descreve instrumentos para limpar e obturar os dentes e, no capítulo que dedica à prótese, fala dos materiais usados para repor os dentes perdidos, feitos com marfim de boa qualidade e, também, dentes humanos. Estes dentes eram preparados anteriormente e eram depois levados a boca e fixados com ou dois fios de ouro ou de prata. Confeccionava, também, diferentes obturadores para o céu da boca.
Pelo que acabamos de ler, Pierre Fauchard foi um profissional eclético, minucioso, competente e a sua importância na evolução da Odontologia é comparável a de Hipócrates na medicina. Este foi chamado de ‘’Pai da Medicina’’ e aquele é o ‘’Pai da Odontologia’’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário