21 de setembro de 2010

Três entre dez clínicas odontológicas apresentam problemas sanitários

Notícia importantíssima publicada no G1.

"Um levantamento da Vigilância Sanitária nos consultórios dentários de São Paulo, revelou um número preocupante: Um em cada dez clínicas odontológicas tem problema grave relacionados à higiene. E o principal deles é esterilização incorreta dos equipamentos. Em muitas delas o equipamento não estava funcionando, e em outra o material não foi nem lavado.

Em um ano, 30% das clínicas odontológicas vistoriadas pela vigilância sanitária em São Paulo desobedeciam às normas de higiene, o que é uma ameaça à saúde.
“Risco de contrair moléstias infecciosas, algumas graves como HIV, hepatite B e C, e outras. Qualquer moléstia que possam ser veiculada por sangue e saliva”, explica Elisabeth Domingues Jalbut, técnica da Vigilância Sanitária Municipal de São Paulo.

Uma dica: é preciso um tempo entre a saída de um paciente e o início de atendimento a outro. Isso mostra que o dentista adotou os procedimentos necessários.
“Desconfie muito desses consultórios que atendem uma pessoa sem dar um espaço de tempo para se trocar todos esses materiais descartáveis”, diz o dentista Clóvis Naconecy.

Atenção: Os dentistas também devem utilizar avental, touca, máscara e óculos de proteção. Para proteção do paciente e do próprio dentista."

A matéria completa pode ser vista acessando este link.

Um comentário:

  1. Quando se trata da saúde precisamos escolher bem onde nos dirigimos para a tratar.

    ResponderExcluir