24 de setembro de 2010

95% dos jalecos são contaminados

O blog é sobre odontologia, mas recentemente tivemos conhecimento de uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da PUC-SP (câmpus Sorocaba), que é do interesse de todos.

As alunas Fernanda Dias e Débora Jukemura, juntamente com o auxílio da Professora Maria Elisa Maluf, chegaram a conclusão de que o uso do jaleco é a principal fonte de transmissão de microorganismos.

Durante um ano, elas analisaram 96 estudantes de medicina, que tiveram ou não contatos com pacientes. Uma parte usava jalecos de manga longa e a outra metade, manga curta.

O resultado é assustador: 95,83% das amostras indicam a contaminação nas vestimentas.

"Essa elevada taxa de contaminação pode estar relacionada ao contato direto com os pacientes, aliada ao fato dos microorganismos poderem permanecer entre dez e 98 dias em tecidos encontrados em hospitais, como algodão e poliéster", explicaram as alunas.

Contaminados principalmente em áreas como mangas e bolsos, o maior vilão identificado foi o Staphlococcus aureus (bactéria responsável pela infecção hospitalar).

O curioso, é que de acordo com a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), o jaleco deve nos proteger contra acidentes e reduzir a transmissão de microorganismos. Não é o que acontece, infelizmente.

"A vestimenta deve ser restrita ao ambiente de trabalho. Os médicos e estudantes não devem circular com ele fora do hospital ou da clínica", alerta a professora orientadora.

[Fonte de Pesquisa: Expresso MT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário