20 de fevereiro de 2014

Dente - forma e função:



Forma dos dentes:
A forma (morfologia) dos dentes em cada grupo (incisivos, caninos, pré-molares e molares), refletem a função que executam - cortar, rasgar, prender, moer e esmagar. Os incisivos cortam e rasgam, os caninos rasgam e prendem, os pré-molares e molares trituram e moem. Desta forma os dentes capacitam os humanos a obter, mastigar e digerir alimentos. Os dentes e os tecidos moles associados têm também assistido os seres humanos em outras áreas, incluindo a produção da fala, desenvolvimento da personalidade, socialização e aculturação.
A dentição humana não só evoluiu para satisfazer estas funções, como os dentes desenvolveram uma forma na qual o seu funcionamento concorre para a sua própria integridade e das estruturas que os suportam.

Dentição natural:
Na dentição permanente do adulto, encontram-se 16 dentes na arcada superior ou maxilar, e 16 dentes na arcada inferior ou mandíbula. Cada dente está suspenso numa cavidade do osso alveolar, através de fibras do ligamento periodontal. Estas fibras cruzam o espaço entre o dente e o osso e estão ligadas à raiz do dente e ao osso alveolar. O efeito produzido pode ser comparado ao de um sistema de absorção de choque, com o ligamento periodontal atuando para suspender, absorver e dissipar as forças exercidas sobre os dentes, quando entram em contato uns com os outros.
Os elementos na membrana periodontal realizam duas outras importantes funções. Contêm vasos capilares para fornecer nutrientes quer ao ligamento periodontal e dente, e contêm recetores sensoriais que mantêm a saúde periodontal e ajudam a coordenar os movimentos da mandíbula em relação ao maxilar. Coisa que nunca acontecerá com os implantes dentários.

dentes.info

18 de fevereiro de 2014

5 dicas para saber se seu filho precisa de aparelho:



- Alguns sinais de que a criança precisa de aparelho são visíveis: um dente nascendo por cima de outro, uma arcada torta, uma mordida desalinhada.

- Nos casos em que se identifica um problema muscular, é indicado um tratamento com fonoaudiologia. O aparelho entra para resolver os problemas ortodônticos, em um tratamento complementar.

- equilíbrio bucal da criança é atingido quando a língua tem a mesma força que o lábio, para que os dentes não fiquem mais para frente ou para trás. Uma vez fortalecida a musculatura interna e externa, daí sim é hora de escolher qual o aparelho ideal para seu filho.

- Em geral, o aparelho móvel serve para o crescimento da arcada e corrigir os problemas musculares. Os fixos servem apenas para mover o dente que está torto.

- Saiba se seu filho tem problema ortodôntico - Observe a respiração da criança - Veja se ela fica o tempo todo de boca aberta - Cheque se não se alimenta adequadamente - Preste atenção se ela baba no travesseiro à noite ou se ronca - Se chupa o dedo ou mama na mamadeira Em caso de um ou mais sintomas, é preciso procurar um especialista.

saude.terra

11 de fevereiro de 2014

Porque minha gengiva sangra ???



O sangramento gengival é um fenômeno relativamente comum no cotidiano odontológico e nada mais é, na maioria das vezes, que a conseqüência da deficiência na higienização. Não escovou direito, a gengiva sangra.

Essa má higienização provoca a princípio uma irritação gengival, que pode se transformar numa inflamação (a gengivite) e em casos mais sérios numa infecção (a periodontite) que pode atingir até mesmo o osso onde o dente fica fixado causando o seu amolecimento.

A remoção inadequada de placa bacteriana dos dentes na área próxima à gengiva é o principal fator, mas não o único:

Outras causas de sangramento na gengiva incluem:

~~> Desordem hemorrágica sistêmica
~~> Escovação feita com excesso de força
~~> Alterações hormonais durante a gravidez
~~> Púrpura idiopática trombocitopênica
~~> Próteses mal ajustadas
~~> Erro no uso do fio dental
~~> Infecção do próprio dente
~~> Leucemia
~~> Escorbuto
~~> Uso de afinadores do sangue
~~> Deficiência de vitamina K

Alguns fabricantes de produtos de higiene bucal tentam vender a falsa esperança de que um creme dental pode curar a gengivite. Mas isso amigos, NÃO É VERDADE. Nenhum creme dental tem esse poder.

Se sua gengiva está sangrando, não perca tempo e procure logo o seu dentista. O tratamento correto, feito por um profissional capacitado para resolvê-lo acabará com seu problema rapidinho.

Fonte: vidadedentista

10 de fevereiro de 2014

O que é a erosão dentária?



Como você sabe, o esmalte é a camada externa dos dentes. A erosão dentária ocorre quando o esmalte se desgasta ou reduz pela ação de ácidos. Há dois tipos de erosão dentária:

1. Erosão intrínseca — É causada por ácido gástrico ou regurgitação decorrente de problemas médicos ou psicológicos (por exemplo, refluxo ácido, anorexia, bulimia).

2. Erosão extrínseca – Ocorre quando os ácidos relacionados com a alimentação (por exemplo, consumo de açúcar, refrigerantes dietéticos, sucos de fruta, bebidas carbonatadas) contribuem para tornar a boca muito ácida.

Sinais da erosão dentária
Quando o esmalte do dente desgasta-se, vários problemas podem ocorrer:

- Agravamento da erosão.
- Descoloração dos dentes, com exposição da dentina é exposta. A dentina tem cor amarelada.
- Sensibilidade dentinária, porque o esmalte desgastado expõe a dentina, que é mais porosa do que o esmalte, sendo mais sensível ao toque, ao ar, à força da mordida e à exposição ao ácido.
- Pontas dos dentes frontais com aparência transparente.
- Se notar mudanças como essas em sua boca, consulte seu dentista.

O que pode ser feito para melhorar seus dentes?
Ao consultar seu dentista, você pode discutir os próximos passos necessários para reduzir a erosão dentária:

- Há quanto tempo você sofre de erosão dentária?
- Determine a frequência da ingestão de ácidos e a forma em que são consumidos.
- Consulte um nutricionista com o objetivo de avaliar sua dieta e reduzir a ingestão de ácidos.
- Descubra se você sofre de refluxo gástrico, regurgitação ou distúrbios alimentares.
- Identifique os dentes que precisam ser substituídos por restaurações estéticas e/ou próteses.

A erosão dentária afeta pessoas em todas as faixas etárias e parece estar relacionada com a hipersensibilidade dentinária. (2) Os alimentos e bebidas ácidas devem ser eliminados porque causam a erosão dos dentes. Para aliviar a dor, pode-se usar um creme dental dessensibilizante com baixa abrasividade. Pode-se considerar a aplicação de selantes ou agentes adesivos para reduzir a progressão da erosão. A aplicação de flúor ajuda a aumentar a resistência dos dentes aos alimentos ácidos
Consulte seu dentista e discuta as opções para tratar a erosão dentária e quais as soluções estéticas disponíveis.

saude.terra

3 de fevereiro de 2014

Número de canais por dente:




No estudo realizado pela FOUSP, dentre os participantes da pesquisa, foram observados:

Dentes anteriores superiores (da frente, incisivos e caninos): têm uma raiz e um canal, sendo raras as situações em que dois canais são encontrados.

Incisivos inferiores: tem uma raiz e quase 45% tem dois canais.

Caninos inferiores: 96% dos casos apresentaram um canal, o restante (4%) tinha dois canais.

Primeiros pré-molares superiores: têm duas raízes e dois canais em mais de 95% dos casos.

Segundos pré-molares: têm uma raiz e um canal em 50% dos casos. Quase 45% apresentou dois canais.

Pré-molares inferiores: mais de 95% têm uma raiz e 40% apresentou dois canais.

Molares superiores: quase 100% têm três raízes e mais da metade tem quatro canais.

Molares inferiores: mais de 92% têm duas raízes e três ou quatro canais.

Fonte: saude.terra