20 de fevereiro de 2014

Dente - forma e função:



Forma dos dentes:
A forma (morfologia) dos dentes em cada grupo (incisivos, caninos, pré-molares e molares), refletem a função que executam - cortar, rasgar, prender, moer e esmagar. Os incisivos cortam e rasgam, os caninos rasgam e prendem, os pré-molares e molares trituram e moem. Desta forma os dentes capacitam os humanos a obter, mastigar e digerir alimentos. Os dentes e os tecidos moles associados têm também assistido os seres humanos em outras áreas, incluindo a produção da fala, desenvolvimento da personalidade, socialização e aculturação.
A dentição humana não só evoluiu para satisfazer estas funções, como os dentes desenvolveram uma forma na qual o seu funcionamento concorre para a sua própria integridade e das estruturas que os suportam.

Dentição natural:
Na dentição permanente do adulto, encontram-se 16 dentes na arcada superior ou maxilar, e 16 dentes na arcada inferior ou mandíbula. Cada dente está suspenso numa cavidade do osso alveolar, através de fibras do ligamento periodontal. Estas fibras cruzam o espaço entre o dente e o osso e estão ligadas à raiz do dente e ao osso alveolar. O efeito produzido pode ser comparado ao de um sistema de absorção de choque, com o ligamento periodontal atuando para suspender, absorver e dissipar as forças exercidas sobre os dentes, quando entram em contato uns com os outros.
Os elementos na membrana periodontal realizam duas outras importantes funções. Contêm vasos capilares para fornecer nutrientes quer ao ligamento periodontal e dente, e contêm recetores sensoriais que mantêm a saúde periodontal e ajudam a coordenar os movimentos da mandíbula em relação ao maxilar. Coisa que nunca acontecerá com os implantes dentários.

dentes.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário