3 de setembro de 2013

Doenças bucais comprometem rendimento esportivo:



Os problemas mais comuns que acometem os atletas, a ponto de prejudicar o rendimento, são a cárie por conta da dor , a doença periodontal pelo quadro infeccioso , disfunções da articulação temporomandibular (ATM) que pode originar cefaleias insuportáveis e a respiração bucal que traz uma ineficiência do aproveitamento do oxigênio pelo organismo.

Em toda infecção bucal há queda da resistência do organismo. Quando as defesas do corpo estão comprometidas, surge um círculo vicioso, pois a pessoa com infecção bucal se alimenta mal, dorme mal, perde a concentração e esses são fatores determinantes para bons resultados nos esportes.

Pacientes acometidos por infecções, possuidores de válvulas cardíacas defeituosas ou com doenças cardiovasculares, podem adquirir uma doença chamada 'endocardite bacteriana', que é a infecção mais grave que acomete a cavidade oral e o coração. Um exemplo disso é do atleta do basquete Laurence Scott Young que jogava pela equipe de Santos e faleceu em virtude de uma infecção generalizada, iniciada devido a um problema dentário.

Outros riscos ocorrem nos esportes de impacto que podem causar traumas. Alguns problemas de postura são potencializados quando o atleta possui disfunção da articulação temporomandibular (ATM)

Os nadadores estão passíveis de sofrer erosão dental pela quantidade de agentes químicos utilizados nas piscinas.

Os casos de apertamento dental em esportes como levantamento de peso, musculação, atletismo e lutas podem causar fraturas dentárias, dores nas articulações e musculares, até problemas ósseos, gengivais e de canal.


Fonte: saude.terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário