23 de julho de 2013

Sucos de frutas tropicais podem causar erosão dental, diz 

pesquisa da Unicamp



Camu-camu, araçá-boi, cupuaçu, taparebá e umbu são frutas muito conhecidas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Fontes de vitaminas e minerais e outras substâncias antioxidantes, fazem bem à saúde de qualquer pessoa, mas uma pesquisa da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, que pertence à Unicamp, revela que o consumo excessivo dos sucos dessas frutas provoca erosão dental.

Diferentemente da cárie, que se alimenta do açúcar consumido pelas bactérias da placa dental, a erosão faz com que os dentes percam minerais por meio do consumo em demasia de substâncias ácidas, que existem, por exemplo, nas frutas tropicais, como as descritas acima, além de acerola, laranja, entre outras.

A pesquisa foi realizada com voluntários da Unicamp. A saliva cedida por eles após a ingestão dos sucos foi analisada pelas pesquisadoras Cínthia Tabchoury e Adelsilene Veras, que constataram uma grande concentração de acidez no material. Elas explicam que o “ataque ácido” sofrido pelos dentes causa uma perda significativa e imediata de minerais, o que pode enfraquecê-los.

Interromper o consumo de sucos tropicais, no entanto, não é recomendado, pois eles são importantes aliados de um organismo saudável. Segundo a coordenadora da pesquisa, Cínthia Tabchoury, a frequência e a forma de ingestão é que devem ser observadas. “Algumas pessoas têm o hábito de bochechar a bebida antes de engolir ou ficar trabalhando no computador, por exemplo, tomando a bebida aos poucos. São hábitos que podem levar à erosão”, explica ela.

Cínthia lembra que não é necessário nem indicado interromper ou minimizar o consumo de sucos. O segredo para evitar o problema, de acordo com ela, é bem simples: ingerir a bebida sem longas pausas e sem encher toda a boca com o líquido. Ela diz ainda que a própria reposição comum de saliva ajuda na recomposição dos minerais nos dentes. Fazer visitas regulares ao dentista para checar como anda a saúde bucal continua sendo a melhor forma de monitorar e evitar o problema.


Fonte:gnt.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário