8 de março de 2013

CURIOSIDADES SOBRE O FLÚOR



Talvez você já tenha ouvido falar dele, mas só na forma de gel para prevenir os dentes das cáries dentárias! Estamos falando do flúor, mas o que a maioria não sabe é que este elemento se encontra naturalmente no estado gasoso.

O flúor é um elemento químico representado pelo símbolo F, cujo número atômico é 9. Ele se destaca na Tabela Periódica por ser o elemento mais eletronegativo e reativo de todos os elementos. Está situado na família VII A: um halogênio que a temperatura ambiente se encontra na forma biatômica (F2), que é um gás amarelo, de cheiro extremamente irritante. É tóxico e pode provocar a morte se for inalado, mesmo em concentrações baixas.

O flúor é um ametal que forma compostos com praticamente todos os demais elementos e, em alguns casos, pode reagir de forma explosiva. Isto ocorre quando reage com hidrogênio na ausência de luz e a baixas temperaturas. Como já foi dito, o flúor tem afinidade por muitos elementos (é muito reativo), então, seria interessante mencionar porque este ametal não pode ser guardado em recipientes de vidro, você sabe por quê? O vidro contém o elemento silício, que é altamente reativo com flúor, logo, você pode conferir porque os dentistas usam recipientes de plástico na aplicação.

Na natureza, o flúor pode ser encontrado como fluoreto na forma de íon F-, esta forma é estável e ocorre em minérios como a fluorite (CaF2), a criolite (Na3AlF6) e a fluorapatite 3 Ca3(PO4)2Ca(FCl)2.

Agora você vai saber que o flúor possui aplicações importantes além do consultório dentário, veja quais:

- É utilizado na fabricação de polímeros como o conhecido Teflon, que possui grande resistência química e baixo coeficiente de atrito, é por isso que as panelas feitas deste material são antiaderentes.

- O ácido fluorídrico (HF) é uma solução aquosa utilizada para gravações em vidros e para retirar areia de aços especiais, nos dois casos, o silício está presente.

- O hexafluoreto de urânio (UF6) é um gás a temperatura ambiente usado para isolar isótopos de urânio.

FONTE:BRASILESCOLA




Nenhum comentário:

Postar um comentário